A POBREZA EM PORTUGAL

A Pobreza em Portugal é uma realidade assustadora porque afeta muitos Portugueses, mesmo aqueles que têm trabalho, mas o rendimento salarial é tão mínimo que mal dá para pagar as despesas essenciais e muito menos colocar comida na mesa.

As ajudas das Instituições são muitas das vezes uma tábua de salvação, mas em algumas situações a miséria escondida provoca problemas sérios, porque a vergonha é um complexo que nem todos têm capacidade de superar.

O trabalho de muitas pessoas além de não serem bem remunerados, a falta de qualificações não valoriza com justiça o desempenho e os salários são pagos e baseados nas habilitações apresentadas na contratação do trabalhador.

Os Reformados muitos deles ganham pensões pequenas porque antigamente tiveram que abandonar os estudos, não por falta de aprendizagem, mas porque tinham que ajudar em casa. Começaram muito cedo a trabalhar e nem sempre faziam os respetivos descontos e o resultado final é uma miséria de pensão que mal dá para comer e pagar a medicação e o que resta nem dá para sobreviverem com dignidade.

O mais revoltante desta nova vivência é assistirmos todos os dias através dos órgãos de comunicação social políticos que se julgam donos da verdade e com uma sabedoria iluminada, que aproveitam todos os momentos de antena para derrubar os colegas, com soluções maravilhosas para todos os problemas da sociedade, mas todas elas favorecem os que mais têm e prejudicam os pobres, aumentando a desigualdade social.

A democracia em Portugal continua sempre a mesma coisa promessas e mais promessas e com esta Pandemia agravou muito mais porque continuam a ignorar os problemas reais que afeta o Povo.