Memorandum of Understanding ahead of the European Elections: Signing ceremony in presence of Roberta METSOLA, EP President, Vasco ALVES CORDEIRO, President of the CoR and Nadia CALVIÑO, President of the EIB

“A UE ESTÁ, HOJE, NA LINHA DA FRENTE”

O presidente do Comité das Regiões Europeu (CdR), Vasco Cordeiro, e a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, assinaram, em Estrasburgo, um Memorando de Entendimento, para reforçar a cooperação entre as duas instituições.

As duas assembleias políticas da União Europeia (UE) comprometeram-se a promover a participação dos cidadãos europeus e contribuir para um debate público alargado e aberto sobre os desafios e as oportunidades da UE, incluindo ao nível local e regional, através da mobilização dos seus membros para aproximar as comunidades locais e os cidadãos europeus das decisões fundamentais.

De acordo com o documento, os deputados ao Parlamento Europeu juntar-se-ão aos presidentes de regiões, aos presidentes de câmara, aos conselheiros locais do Comité das Regiões e à rede de jovens políticos eleitos, gerida também pelo CdR, para envolver os cidadãos europeus no esclarecimento para as eleições, antecipar as suas preocupações e fazer ouvir a sua voz.

Para Vasco Cordeiro, presidente do Comité das Regiões Europeu, “a UE está, hoje, na linha da frente de um conjunto de respostas concretas para o dia a dia dos nossos cidadãos, mas é importante que eles se sintam devidamente envolvidos e possam verdadeiramente intervir e moldar esta discussão. É isso que o Comité e os seus membros estão prontos para fazer com este Memorando e com a cooperação que lançamos agora com o Parlamento Europeu”.

De acordo com Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, “estas parcerias exemplificam o compromisso comum das instituições da UE de capacitar os cidadãos, garantindo que estes não só estão bem informados, mas também ativamente empenhados em esculpir o nosso processo democrático. Todas as decisões tomadas a nível europeu influenciam diretamente a nossa vida, fazendo do voto o instrumento mais importante de que dispomos para moldar o futuro da Europa”.