“A UNIVERSIDADE SÉNIOR DE RIO TINTO VALE POR SI MESMA”

A Universidade Sénior de Rio Tinto comemorou, no passado dia 2 de junho, nove anos de existência. Esta data foi celebrada no Auditório do Centro Cultural da localidade com uma cerimónia que, para além do momento solene, contemplou a inauguração da exposição intitulada “Viver a Criatividade”, composta por trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Cláudia Vieira, vereadora da Câmara Municipal de Gondomar, António Braz, presidente da União de Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, e José Paiva, presidente da União de Freguesias de Melres e Medas, juntaram-se às mais de cem pessoas presentes neste evento, que enalteceu a importância desta instituição.

 

O Auditório do Centro Cultural de Rio Tinto foi palco da celebração do 9º aniversário da Universidade Sénior desta localidade, que decorreu no passado dia 2 de junho e contou com a presença de mais de cem pessoas, entre as quais, alunos, professores, Cláudia Vieira, vereadora da Câmara Municipal de Gondomar, António Braz, presidente da União de Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, e José Paiva, presidente da União de Freguesias de Melres e Medas, entre representantes de entidades civis.

O momento das intervenções foi inaugurado por Maria da Conceição Loureiro, diretora desta instituição e secretária do executivo da Junta de Freguesia riotintense, que aproveitou a ocasião para parabenizar “esta maravilhosa universidade, que tem maravilhosos alunos, professores, colaboradores e direção”, agradecendo aos formandos, porque “vocês são a essência desta universidade, que nasceu da imaginação e da ideia de uma pessoa, que está aqui sentada entre nós, o senhor presidente da Junta, e eu sinto-me muito feliz por ter estado neste projeto desde o início, porque a Universidade Sénior de Rio Tinto torna as pessoas felizes e faz com que vivam com alegria”.

Seguidamente, a vereadora da Câmara Municipal de Gondomar, Cláudia Vieira, foi convidada a tomar a palavra, asseverando que “esta é uma obra que nasceu graças à ação do homem e temos aqui o seu ordeiro, o presidente Nuno Fonseca, e, assim, a Universidade Sénior de Rio Tinto acontece, feita de relações, conhecimento e partilha, acima de tudo, para transformar cada um de vós. O vosso conhecimento é, todo ele, sustentado pela aprendizagem que tiveram ao longo da vida e é de extrema importância para que nos possamos sentir felizes”.

Garantindo que este é um projeto de excelência no território, a edil sublinhou, ainda, que “é um orgulho para nós, Câmara Municipal de Gondomar, poder ter este projeto, este investimento, naquilo que é o nosso maior valor no nosso território, que são as pessoas, somos todos nós”.

Por fim, foi Nuno Fonseca, presidente do Conselho Executivo da Universidade Sénior e da Junta de Freguesia de Rio Tinto, quem encerrou os discursos, frisando que “a Câmara Municipal de Gondomar foi extremamente importante no nosso sucesso, porque nos deu a possibilidade de termos umas instalações próprias e de as mantermos durante estes anos”.

Dirigindo um agradecimento especial aos professores, o autarca riotintense evidenciou que “sem vocês, não teríamos conseguido colocar este projeto a funcionar. Eu acho que os docentes, pela forma abnegada e vontade com que trabalham, são a cereja no topo do bolo”.

Na ocasião, o presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto fez questão de ressaltar que foi “apenas a pessoa que, num determinado momento, tomou a decisão de olhar para tudo o que era necessário fazer e dizer que estava na hora de Rio Tinto ser dotado de uma Universidade Sénior, porque tínhamos um conjunto de público que se enquadrava nesta necessidade”. “Passaram nove anos e vão passar muitos mais, mas o importante e a única coisa que me satisfaz é dizer que isto está de tal ordem sólido que, mesmo quando eu e a diretora formos embora, vai continuar, porque a Universidade Sénior de Rio Tinto vale por si mesma”, enalteceu Nuno Fonseca.

Findas as intervenções, os presentes foram agraciados com um momento musical, protagonizado pelo saxofonista José Fernando Gama, ao qual se seguiu a inauguração da exposição intitulada “Viver a Criatividade”, composta por trabalhos realizados pelos alunos, ao longo do ano letivo.

Assim, a celebração do 9º aniversário da Universidade Sénior de Rio Tinto terminou com o corte do bolo e um brinde à longevidade desta instituição, que muito contribui para a promoção da qualidade de vida dos riotintenses.