O Município de Alfândega da Fé e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé assinaram, recentemente, dois protocolos de colaboração, nomeadamente para a realização de obras no quartel dos bombeiros e também o transporte de doentes oncológicos do concelho para os IPO do Porto e Coimbra.
Relativamente às obras, que já se iniciariam, estas englobam um total de 371 mil euros, financiados a 85% por fundos comunitários, sendo o restante, cerca de 55 mil euros, comparticipados pela autarquia. Este apoio surgiu da necessidade existente de melhorar as condições do edifício que se encontra desajustado para fazer face a um crescente número de operacionais, como a falta de camaratas femininas.
As obras incluem ainda a melhoria das acessibilidades e serviço de atendimento ao público, estando também prevista a melhoria da eficiência energética.
Já relativamente ao transporte de doentes, que desde 2013 era assegurado pela autarquia de Alfândega da Fé, irá passar a ser efetuado pelos bombeiros voluntários, embora os custos das viagens continuem a ser suportados pelo município. Esta alteração prende-se com o facto de os bombeiros possuírem melhores condições de apoio, representando um investimento de cerca de dois mil euros por mês por parte da autarquia.