Dividido por três categorias, nomeadamente Paisagem, Vida Selvagem e Troféu Oceanos, o Wiki Loves Earth (WLE) 2023 voltou a premiar a beleza natural de Portugal e das suas áreas protegidas.
Aberto a todo o mundo, este concurso fotográfico enaltece os espaços naturais protegidos do território português. As 15 melhores imagens, incluindo as vencedoras nacionais, são submetidas ao Wiki Loves Earth International, concorrendo com as melhores dos restantes países, que também organizam os seus WLE nacionais.
Relativamente aos galardoados, na categoria Paisagem, o primeiro prémio foi atribuído a André Moniz Vieira, com a imagem “Auréola no topo da Montanha do Pico”, nos Açores. Por outro lado, o segundo lugar foi concedido a NM Luís com “Ninho ao Luar”, que foi captado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, ao passo que JC Ferreira ficou no terceiro posto com “Parque Natural da Serra da Estrela”.
A categoria Vida Selvagem foi conquistada por Hugo Miguel Marques com a fotografia intitulada “Abelharucos”, na Reserva Natural do Estuário do Sado.
Por fim as menções honrosas, intituladas Troféu Oceanos, foram concedidas a Nuno Candido, com o “Anjo caçador”, no Estuário do Sado; assim como à “Coruja do Nabal” e ao “Guarda Rios incomodado com a abelha”, ambas captadas por João Lelo na Ria Formosa.
Este ano, tal como aconteceu na edição anterior, a Fundação Wikimedia e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, voltaram a promover a campanha #Wiki4HumanRights, que se traduz na atribuição do Prémio Especial “Direitos Humanos e Ambiente”, à fotografia que melhor retratou o impacto das ações humanas.