Durante a comemoração dos 43 anos de existência da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Nordeste, o presidente da autarquia elogiou a importância desta instituição e dos que a compõem.
O presidente da Câmara Municipal do Nordeste, António Miguel Soares, associou-se à comemoração dos 43 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Nordeste, assinalados no passado dia 23 de abril, dia do patrono da associação e da paróquia da freguesia de Nordeste, o padroeiro São Jorge.
Na altura, o autarca referiu que a data era especial para o Nordeste, já que se assinalava “mais um aniversário de uma importante associação do concelho, importância que lhe é reconhecida não só pelo seu historial de serviços prestados à comunidade nordestense, como também pela imagem que transmite da terra junto de outras corporações de bombeiros dos Açores, de Portugal e do estrangeiro”.
“Ao longo destes 43 anos de existência, foi de suma importância a dedicação, compromisso e espírito de missão de todos os que fazem ou já fizeram parte desta associação nas suas intervenções em variados cenários. É de elementar justiça que o papel e o esforço dos bombeiros que irão ser condecorados seja reconhecido”, acrescentou o autarca fazendo votos de que a “condecoração lhes sirva de incentivo para prosseguirem o seu serviço e de exemplo para outros, na corporação e na vida”.
Na altura, foram também homenageadas duas individualidades da instituição, nomeadamente, João de Deus Sousa e Norberto Leite, “que em bora hora tiveram a visão e a inteligência de estabelecer um serviço de bombeiros permanente no Nordeste, fundando a atual Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Nordeste”. António Miguel Soares felicitou ainda os restantes elementos da associação, composta por órgãos sociais, funcionários administrativos e associados que, com o seu trabalho, vão mantendo a funcionar em pleno a instituição e “elevando o bom nome e honrando a herança que os seus fundadores deixaram”.
A cerimónia de aniversário contou ainda com a presença do vice-presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, do deputado na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Flávio Soares, do inspetor coordenador do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Rúben Couto, do presidente da Direção da Federação dos Bombeiros da Região Autónoma dos Açores, de Pedro Soares, chefe da Esquadra da PSP do Nordeste, de José Luís Cabral, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Nordestes, e de vários presidentes e representantes da Juntas de Freguesia e entidades civis locais.