Acabar com as desigualdades e apostar nos jovens da Ribeira Grande foram dois assuntos abordados na apresentação de candidatura de António Lima, candidato do Bloco de Esquerda à autarquia da Ribeira Grande.
O candidato do BE lembrou que a Ribeira Grande é o concelho mais jovem do país, e deixou um alerta: “Falhar na criação de condições para que esta juventude tenha um horizonte de esperança é condenar uma geração inteira a um futuro de pobreza ou à emigração”.
Sendo a pobreza um dos problemas mais preocupantes do concelho,António Lima considera que “não é, de forma alguma, aceitável que uma câmara municipal gaste mais em eventos de promoção turística do que em toda a ação social municipal”. Neste sentido, reforçar as políticas sociais no concelho, como o Fundo de Emergência Social, é um dos compromissos do BE.
Para fazer face às dificuldades económicas por que muitas famílias passam, o BE quer devolver aos contribuintes a taxa de IRS que cabe ao município, para que quem trabalha pague menos impostos, e criar uma tarifa social para água, num município que tem a água mais cara da ilha.
Relativamente à criação de emprego, o candidato defende a implementação de um programa de Reabilitação Urbana pública e privada, com vista a recuperar o edificado e dinamizar a economia local, apostando na promoção dos produtos e formação das pessoas.
“Lutaremos por um concelho mais justo, solidário, onde seja possível a todos e todas viver e trabalhar de forma digna com a perspetiva de que o futuro será melhor do que o dia de hoje”, disse António Lima.