Apresentação do documentário “Concentrados”
A 8 de novembro, decorreu, no Teatro Ribeiragrandense, a exibição do documentário “Concentrados, Depósito de Concentrados Alemães na Ilha Terceira – 1916 – 1919”, do cineasta e realizador português José Vieira Mendes.
O filme documental apresentado foi inspirado na obra literária do historiador açoriano Sérgio Rezendes, “Depósito de Concentrados Alemães na ilha Terceira: a História de uma reclusão forçada”, um trabalho de investigação que reconstrói a memória histórica de um campo de concentração instalado na Fortaleza de São João Baptista, na Ilha Terceira, aquando da Primeira Guerra Mundial.
O evento contou com a presença de diversos espetadores, entre os quais, o vereador da Câmara Municipal da Ribeira Grande com os pelouros da Cultura, Juventude e Desporto, José António Garcia.
Após a exibição do filme, o realizador e o autor da investigação tiveram oportunidade de manter um diálogo com o público, focando detalhes à margem da obra e pormenores relacionados, quer com a investigação, quer com a realização do documentário.
Na ocasião, José António Garcia parabenizou os artistas pelo trabalho desenvolvido, e agradeceu a escolha do Teatro Ribeiragrandense para a exibição da película, tendo Sérgio Rezendes aproveitado para oferecer o seu livro à Biblioteca Municipal Daniel de Sá.
Benfica Águia inicia processo para construção da nova sede
Os vereadores da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Cátia Sousa e José António Garcia, receberam, a 12 de novembro, nos Paços do Concelho, a direção do Benfica Águia Sport (BAS), com o propósito do clube entregar à autarquia o pedido de licenciamento para a construção da sua nova sede social.
O clube pretende edificar a nova sede no local onde se situava a sua sede histórica, na Rua de São Francisco, também conhecida por Rua Direita, sendo que, para os atuais dirigentes do clube, a construção deste espaço assume-se como um marco fundamental na afirmação e consolidação do projeto desportivo do BAS, através da disponibilização de melhores condições aos sócios e atletas.
Depois de mais de 30 anos de inatividade, o clube da Ribeira Grande reabriu, em 2016, contando, atualmente, com dezenas de atletas, nas modalidades de futebol e futsal.
Juventude dá parecer positivo ao Orçamento de 2023 da Ribeira Grande
Decorreu, no passado dia 16 de novembro, no Teatro Ribeiragrandense, o Conselho Municipal da Juventude, que reuniu as diversas instituições da Ribeira Grande associadas a esta faixa etária, com o propósito de discutir assuntos como a deliberação sobre as rubricas inerentes à juventude do Plano e Orçamento camarário para 2023, tendo o mesmo obtido parecer positivo, com unanimidade, por parte dos presentes.
Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, presidiu à reunião e agradeceu às entidades o trabalho realizado em prol da juventude. “Todos os anos, temos procurado dedicar uma atenção especial aos jovens. O próximo ano será exigente, dado que se avizinha uma crise económica, e, por isso, teremos que ser sensíveis àqueles que irão ter mais dificuldades”, referiu o edil.
Para além da deliberação do Plano e Orçamento, um dos pontos da ordem de trabalhos centrou-se na apresentação e explicação dos programas de apoio às associações da Direção Regional da Juventude, tendo marcado presença, a convite da autarquia, o seu diretor Regional, Eládio Braga. Gaudêncio, aproveitou para incentivar as associações locais a aderirem aos diversos programas regionais, deixando, ainda, a garantia da Câmara Municipal poder auxiliar as entidades no apoio burocrático relacionado com as inscrições nos programas.
Planetário será ponto de atração para a Ribeira Grande
O presidente ribeiragrandense marcou presença na cerimónia de apresentação do projeto do primeiro planetário fixo dos Açores, que aconteceu na manhã de dia 17 de novembro, nas instalações do Observatório Astronómico de Santana (OASA), em Rabo de Peixe, e que contou com a presença do diretor Regional da Ciência, Flávio Tiago, e o diretor geral da Cooperativa A Ponte Norte, João Dâmaso Moniz.
Na ocasião, o edil congratulou a iniciativa, que será desenvolvida num espaço que é gerido pela Cooperativa A Ponte Norte, através de protocolos de cooperação financeira com o Governo Regional. “O primeiro planetário dos Açores será instalado no nosso concelho. Será mais uma infraestrutura que irá atrair mais pessoas à Ribeira Grande e uma forma de quebrar a sazonalidade turística”, afirmou Alexandre Gaudêncio.
Durante a sua intervenção, o presidente da autarquia elogiou o trabalho desenvolvido pelos técnicos do OASA, salientando que os mesmos são verdadeiros embaixadores da ciência junto dos turistas que visitam o concelho. “O vosso trabalho é determinante para deixarmos uma boa imagem da nossa terra. É também de realçar o vosso empenho junto dos mais novos, que será reforçado com esta nova infraestrutura, pois irá permitir desenvolver neles o gosto pelas ciências, em particular pela astronomia”.
O projeto apresentado prevê a criação de uma estrutura fixa, com configuração oval, na tentativa de recriar um planetário. O espaço terá capacidade para 30 pessoas e a obra deverá estar concluída em 2023.
140 kgs de lixo recolhidos na ação de limpeza do Porto de Pescas de Rabo de Peixe
Cerca de duas dezenas de voluntários participaram, na manhã do dia 18 de novembro, na ação de sensibilização ambiental de limpeza do Porto de Pescas de Rabo de Peixe. A vereadora da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Cátia Sousa, fez parte do grupo de voluntários.
A iniciativa enquadrou-se no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar, que se assinala anualmente no dia 16 de novembro, e foi promovida pelo Clube Naval de Rabo de Peixe, com o apoio da autarquia e com o objetivo de sensibilizar a população para a importância que o mar tem para a história e identidade de Portugal, bem como para a economia e o desenvolvimento do país.
Ao longo de duas horas, foram recolhidos 140 quilos de lixo, desde plásticos, vidros, metais e outros materiais pouco amigos do ambiente, que foram, posteriormente, encaminhados para um destino final adequado.
Carlos Anselmo destacou a importância da cibersegurança
Carlos Anselmo, vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, marcou presença na sessão de abertura da formação sobre cibersegurança, que decorreu no passado dia 22 de novembro, na Escola Profissional da Ribeira Grande. Esta ação formativa contemplou duas vertentes, nomeadamente a empresarial e a pessoal, e resultou de uma parceria entre a Cooperativa A Ponte Norte e a autarquia da Ribeira Grande.
“As potencialidades das tecnologias da informação são enormes, sendo uma delas o facto de estarmos mais próximos e obtermos informação rapidamente. No entanto, as mesmas expõem-nos a um maior grau de vulnerabilidade, pelo que é necessário protegermos os nossos dados”, alertou, na ocasião, Carlos Anselmo. O vice-presidente deu ainda nota do trabalho que a Câmara Municipal tem desenvolvido na prevenção de ataques informáticos, através do seu Gabinete de Informática e Segurança da Informação, assim como na salvaguarda da proteção dos dados que são tratados nos mais diversos serviços da autarquia, contando, para tal, com um encarregado responsável pela proteção de dados.
A intenção destas ações é a de aumentar a literacia nas áreas da informática e da segurança, quer ao nível empresarial, no que respeita ao comércio eletrónico e utilização das tecnologias de informação no espaço de trabalho, quer ao nível pessoal, com os cuidados e medidas de segurança que devem ser adotados quando são utilizadas as tecnologias da informação nos vários dispositivos eletrónicos, no dia a dia.
Escola Secundária da Ribeira Grande promoveu II Feira da Ciência
Como forma de assinalar o Dia Mundial da Ciência, as turmas de Física e Química do 12º ano da Escola Secundária da Ribeira Grande organizaram, no dia 24 de novembro, a II Feira da Ciência. Esta iniciativa pretendeu despertar o interesse dos alunos para a área, bem como apresentar os trabalhos desenvolvidos por estas turmas, no âmbito das disciplinas em questão.
O vereador da Câmara Municipal da Ribeira Grande, José António Garcia, marcou presença no evento, tendo enaltecido a iniciativa levada a cabo pelos alunos e corpo docente daquela escola, assim como congratulado todos os participantes pela realização da exposição de atividades científicas.
Na feira, foram apresentados os projetos desenvolvidos na disciplina de Física e que englobaram um conjunto de conteúdos do programa lecionado e temas como as energias renováveis, hidráulica, eletricidade, termodinâmica e eletromagnetismo. No que concerne à Química, os alunos desta disciplina promoveram um debate, onde questionaram a presença da química no dia a dia e ainda proporcionaram um momento de atividades experimentais e lançamento de foguetões.
Gaudêncio destacou importância da educação para a autarquia
No passado dia 25 de novembro, Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, marcou presença na cerimónia de entrega dos diplomas do Quadro de Honra da Escola Básica Integrada da Ribeira Grande, que distinguiu os melhores alunos do 1º e 2º ciclo da instituição.
Na ocasião, o autarca realçou o apoio da Câmara Municipal em vários projetos extracurriculares, com o intuito de melhorar a aprendizagem e desenvolvimento de competências dos alunos. “Para 2023, iremos dedicar um milhão de euros ao ensino, dada a importância que o mesmo tem para nós. Grande parte desse valor servirá para apoiarmos diversos projetos nas escolas do concelho, como forma de ajudar a reduzir as taxas de abandono e absentismo escolar”, referiu o edil. Gaudêncio destacou, ainda, que a autarquia pretende implementar o Plano Municipal de Prevenção do Absentismo e Abandono Escolar já a partir do próximo ano letivo.
Na cerimónia, foi entregue um cheque monetário no valor de 250 euros a Isabel Pereira, melhor aluna do 6º ano, valor que é atribuído no âmbito do Regulamento Municipal de Bolsa de Mérito Escolar, que visa estimular a excelência no ensino.
Programa recheado para a época festiva
A Câmara Municipal da Ribeira Grande preparou-se para o Natal com um vasto programa cultural, repleto de luz, música e animação.
A inauguração da iluminação de Natal aconteceu no dia 25 de novembro, no Largo Hintze Ribeiro e cobre, não só o Centro Histórico da cidade e a Rua Direita, mas também e estende pela à Avenida Dr. José Nunes da Ponte. No dia 7 de dezembro, deu-se a abertura da Aldeia do Perlim Pim Pim, também no Largo Hintze Ribeiro, este ano dedicada ao encanto musical, contando com muita animação para todas as idades, com especial destaque para a chegada do Pai Natal, a abertura da respetiva casa e os espetáculos de patinagem artística e “The Valley”. No dia 8 de dezembro, salientou-se o concurso de montras e o famoso desfile de viaturas dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, ao longo da rua Direita.
A Aldeia do Perlim Pim Pim continua repleta de atrações até ao Natal, com intensificação da programação aos fins de semana, onde conta com atuações de diversos grupos e animadores. No mesmo local está a funcionar um mercadinho de natal repleto de artesanato, licores e doces tradicionais. O cinema infantil também está de volta com duas sessões, nos dias 10 e 17 de dezembro, no Teatro Ribeiragrandense, e os Contos de Natal, também acontecerão em duas sessões, nos dias 10 e 19 de dezembro, no Largo Hintze Ribeiro e na Biblioteca Municipal Daniel de Sá, respetivamente. Destaque, ainda, para o espetáculo infantil inserido no lançamento do livro “História de Natal da nossa avozinha”, no dia 19 de dezembro, no Teatro Ribeiragrandense.
Também durante este período festivo estarão patentes diversas exposições no Museu Municipal e Casa do Arcano e o verdadeiro ex-libris é o Presépio do Prior Evaristo Carreiro Gouveia, que abre ao público no dia 25 de dezembro. O Concurso Municipal de Presépios “Prior Evaristo Carreiro Gouveia” voltará a realizar-se, no formato habitual, para particulares, escolas e instituições.
A autarquia promoverá, também, um espetáculo de final de ano que contará com muita animação musical, countdown e espetáculo de fogo de artifício, ao longo da frente marítima citadina, entre o miradouro de Santa Luzia e a Praia do Monte Verde, com o intuito de dar as boas vindas a 2023. Já no novo ano, acontecerá o tradicional Concerto de Ano Novo, no dia 14 de janeiro, na Igreja do Bom Jesus, em Rabo de Peixe.