ATIVIDADE MUNICIPAL NA RIBEIRA GRANDE

Ribeira Grande tem mais de 160 alojamentos locais

A vice-presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande reuniu com o presidente da Associação de Alojamento Local dos Açores, Rui Correia. No momento elogiou a propensão que se tem verificado na Ribeira Grande para os privados “investirem na recuperação de edifícios antigos ou adaptarem o existente às regras de licenciamento para alojamento local, contribuindo para a recuperação de casas que estavam fechadas ou abandonadas.”

Tânia Fonseca realçou que “até 2014 a Ribeira Grande tinha pouco mais de dez alojamentos registados. Daí para cá, com a dinâmica que vimos imprimindo ao concelho, atingimos em junho de 2018 a centena de alojamentos e até atualmente já temos registados 165 alojamentos locais”.

 Também Alexandre Gaudêncio reagiu sobre o assunto: “é com satisfação que vemos os privados acompanharem as novas dinâmicas que se verificam na Ribeira Grande. As apostas que vimos realizando ao longo dos últimos anos têm-se traduzido num crescente número de visitantes e essa perceção por parte dos empresários levou a que investissem no setor do turismo, principalmente na criação de alojamentos locais”, disse.  

Câmara Municipal renova “Eu gosto dos meus dentes”

 A Câmara Municipal da Ribeira Grande renovou o protocolo celebrado com a Unidade de Saúde da ilha de São Miguel no que concerne ao projeto de promoção da saúde oral nas crianças no concelho, “Eu gosto dos meus dentes”.

De acordo com Tânia Fonseca, “através deste projeto vamos conseguir realizar um rastreio a cerca de 500 crianças do concelho com três anos de idade e permitirá conhecer, prevenir e tratar patologias, reduzindo-se assim a incidência de doenças da boca”.

No total serão avaliadas cerca de 500 crianças de três anos que frequentam escolas públicas ou instituições particulares de solidariedade social.

Câmara mantém apoios às IPSS do concelho

A Câmara da Ribeira Grande apoiou em cerca de 60 mil euros as instituições particulares de solidariedade social que se candidataram aos apoios financeiros para o ano em curso através do regulamento de apoio às IPSS.

De acordo com Tânia Fonseca, os montantes atribuídos “vão ao encontro da preocupação que a Câmara da Ribeira Grande tem tido no que à área social diz respeito”.

Foram apoiadas a associação Vidaçor, as casas do povo da Lomba da Maia, Maia, Ribeira Grande, Ribeirinha, Porto Formoso e Pico da Pedra, o CASA – Bernardo Silveira Estrela, o centro de bem-estar e paroquial de Santa Bárbara, as santas casas da Ribeira Grande e Divino Espírito Santo (Maia) e a UMAR Ribeira Grande.

Alexandre Gaudêncio reivindica requalificação urgente do porto de Santa Iria

A requalificação do porto de Santa Iria, na freguesia da Ribeirinha, é uma das “preocupações atuais que urge resolver com a máxima brevidade possível”, salientou o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, na sessão solene comemorativa do 71.º aniversário de elevação da Ribeirinha a freguesia.

Alexandre Gaudêncio manifestou o apoio da Câmara Municipal para com a Junta de Freguesia e mencionou o “enorme potencial paisagístico e turístico que importa preservar”. Embora “esta visão” já tenha sido partilhada “por quem de direito, ao longo de mais uma década, já se ouviram muitas promessas, mas a obra de revitalização do porto continua por realizar”, acrescentou.

Inaugurada iluminação cénica da ponte dos Oito Arcos

Construída entre os anos de 1888 e 1893 para ligar as duas margens da ribeira, a ponte dos Oito Arcos já dispõe iluminação cénica que “valoriza o monumento e constitui mais um motivo de atração para quem nos visita”, de acordo com Alexandre Gaudêncio.

O Presidente do município ribeiragrandense justifica esta iniciativa: “entendemos que era hora de iluminarmos um dos nossos ex-líbris, pois uma ponte centenária merece destaque e dignidade. É um monumento histórico, referência de várias gerações e uma das maiores obras de engenharia do século XIX”.

Empreitada de requalificação da Travessa do Barroso concluída

A conclusão da empreitada de requalificação da Travessa do Barroso, nas Calhetas, constitui a “concretização de mais um compromisso assumido pela Câmara da Ribeira Grande aquando da preparação do plano e orçamento para o ano em curso”, realçou Alexandre Gaudêncio.

O investimento realizado nas Calhetas “surge na sequência de um conjunto de intervenções que vimos realizando um pouco por todo o concelho tendo em vista a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, não só através de uma nova rede de drenagem pluvial, mas também por via da requalificação das estradas que oferecem mais conforto, segurança e comodidade”, acrescentou.