No dia 07-07 -2018 pelas 21h30 realizou-se o XI Encontro de Folclore e o III Internacional, no Parque da Capela de Balteiro na Freguesia de Vilar de Andorinho.

Com casa cheia uma noite espetacular, tudo perfeito para iniciar o Encontro, o apresentador do evento foi o Presidente da Associação Preservar Memórias Padre Albino Reis, que foi chamando ao palco o Sr: César de Oliveira Presidente das Coletividades de Gaia, onde mencionou que o Folclore é segmento de Cultura que é valorizado pela ruralidade e pelos costumes e tradições de um Povo. Felicitou o Rancho Folclórico Divino Salvador de Vilar de Andorinho pela iniciativa acrescida por ser o III Internacional, porque o Folclore é uma Festa.

A segunda personalidade a tomar a palavra foi Sr António Fernando representante da Federação do Folclore Português , que elogiou todo o percurso positivo do Rancho e deixou no ar uma possibilidade de a breve prazo o Grupo se tornar Efetivo da Federação. O Presidente da Junta de Freguesia Drº Serafim Teixeira salientou e felicitou todo o empenho e dedicação do Rancho em nome do Padre Albino seu representante sem deixar de mencionar que este género de Cultura dignifica as nossas raízes e sem deixar de agradecer toda ajuda da sua equipa que se esforçou para concretizar com todas as condições necessárias para realizar tão brilhante evento.

O Sr Manuel Monteiro Vereador da Câmara de Vila Nova de Gaia e também Presidente da Assembleia Geral do Rancho, com dupla responsabilidade explicou de uma forma simples a satisfação que sentia em representar o Município e como era importante dignificar um passado de Preservar Memórias e histórias que de uma maneira ou de outra fazem parte de nós.

 

 

De seguida foi a entrega das fitas e lembranças a cada representante de cada Grupo em primeiro lugar o Rancho anfitrião o Rancho Folclórico Divino Salvador de Vilar de Andorinho; Rancho Folclórico e Etnográfico do Louriçal Pombal -Leiria ; Grupo Folclórico de Nine Famalicão – Braga ; Hajduk Stanko Sabac Sérvia.

O Padre Albino Reis agradeceu todos os patrocínios do evento, divulgando cada um deles e realçando porque todo o esforço, determinação, empenho e disponibilidade e sobretudo amor à camisola que ultrapassa com força e coragem todos obstáculos.

O Encontro Folclórico de Vilar de Andorinho , foi um sucesso dignificou e levou bem longe a hospitalidade dos Vilarenses e a Freguesia de Vilar de Andorinho de Vila Nova de Gaia, demonstraram positivamente as nossas raízes a nossa História.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com