Só nos últimos tempos, o Clube Fluvial Portuense sagrou-se bicampeão nacional em juvenis masculinos e campeões nacionais de infantis misto, na modalidade de Polo Aquático, vencendo também 21 medalhas no Campeonato Nacional de Verão de Natação Artística e nove títulos nacionais no Campeonato Nacional de Velocidade.
Os atletas do Clube Fluvial Portuense continuam a dar cartas nas provas nacionais em que participam. Desta vez, foram os juvenis masculinos em Polo Aquático que se sagraram bicampeões nacionais, sob o comando do treinador Miguel Ramalheira e da adjunta Inês Mariani, após vencerem dois dos três jogos da fase final do Campeonato de Portugal.
Para o técnico fluvialista este título “representa o esforço e a qualidade dos jogadores”, lembrando elementos que já pertenceram à equipa e elogiando o capitão Miguel Costa que “sofreu muito, desde janeiro, e a equipa que soube reagir trabalhando bastante para continuar a ser competitiva”.
O Fluvial sagrou-se ainda campeão nacional de infantis misto, na modalidade de Polo Aquático, após ter vencido todos os jogos da fase final do Campeonato de Portugal, algo que o técnico Arthur Neves considera ser o culminar do trabalho que vem sido desenvolvido desde 2019. “O título é o reflexo do trabalho a longo prazo. Não vais ser campeão a treinar apenas no mês ou na semana do campeonato. “Esta equipa sofreu e aprendeu a perder na época passada, ao perder a final por apenas 1 golo. Este ano entraram com tudo já no dia 1 de setembro, com muita fome de vitória.”
Já anteriormente, o clube tinha conquistado 21 medalhas (13 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze) e quatro títulos coletivos no Campeonato Nacional de Verão de Natação Artística, que decorreu em Felgueiras. O grupo liderado pelas treinadoras Sílvia Pinto, Filipa Correia e Alexandra Cardoso, venceu o Troféu Formação Desportiva e o Troféu Master, ficando ainda em 2º lugar no Troféu Rendimento Desportivo e na Taça de Portugal.
Anna Luiza Carvalho e Inês Dubini foram campeãs nacionais no Dueto Livre Júnior enquanto Matilde Sousa e Benedita Santos conquistaram o título nacional no Dueto Livre Infantil. Já Sara Leite e Rodrigo Carvalho venceram o Dueto Misto Juvenil, Liliana Soares e Caetano Furstenberger venceram o Júnior, Bruno Pinto e Mia Borba venceram o Infantil, Fábio Almeida e Patrícia Fonseca venceram o Master e Cláudia Rocha e Ana Gonçalves venceram o Dueto Master.
Na mesma prova, o Combi Infantil com Matilde Sousa, Benedita Santos, Bruno Pinto, Camila Castaño, Carolina Castaño, Leonor Macedo, Marta Barbosa, Mia Borba e Matilde Pinto também foi campeão nacional, tal como o Combi Juvenil com Daria Foronova, Elisabete Fortunato, Luísa Maia, Margarida Castro, Inês Rocha, Maria João Almeida, Maria Fonseca, Sara Leite, Rodrigo Carvalho e Teresa Barbedo. Também a Equipa Master – Fábio Almeida, Susana Morgado, Catarina Blanco, Catarina Castro, Juliana Taveira, Ana Gonçalves, Dennis Kazakov, Patrícia Fonseca e Cláudia Rocha – foi campeão, enquanto Fábio Almeida foi campeão nacional no Solo Master, Juliana Taveira e Dennis Kazakov venceram o Dueto Livre Mx Master, no escalão A e Catarina Castro e Catarina Blanco venceram, no escalão master D, o Dueto.
A treinadora Sílvia Pinto mostrou-se satisfeita com as conquistas. “Estamos muito completos com estes resultados. Um dos nossos objetivos para este ano era a qualidade dos resultados e conseguimos. Somos o clube com mais campeões nacionais deste campeonato, marcámos presença em todos os pódios: 13 títulos nacionais, 5 vice-campeões e 3 terceiros lugares. Para além disso ganhámos o troféu da Formação Desportiva, o futuro da Natação Artística no Fluvial está bem assegurado”, afirmou a treinadora, assegurando que estão “ansioso pela próxima época” e que querem “continuar a trabalhar e mostrar que nada é impossível”.
O clube tinha também conquistado nove títulos nacionais no Campeonato Nacional de Velocidade, que decorreu em Montemor-o-Velho e onde o Fluvial foi o clube mais representado. O 4- sénior masculino, de Cláudio Rodrigues, Nuno Coelho, Tomás Barreto e José Monteiro venceu enquanto Bárbara Barquinha e Maria Esmeriz, no 2x júnior feminino, também se sagraram campeãs nacionais.
Cármen Costa venceu o 1x juvenis femininos e Laura Mendes e Francisca Cunha ganharam o 2x juvenis femininos. No 4x juvenis femininos, Cármen Costa, Laura Mendes, Eunice Jorge e Francisca Cunha também foram campeãs e as mais experientes quiseram mostrar como se faz e também venceram o 4x sénior feminino, com Carla Mendes, Antónia Fernandes, Mariana Rodrigues e Núria Almeida, assim como José Alves e Miguel no 2- veterano masculino.
Destaque ainda para o júnior Diogo Gonçalves que venceu o 1x sénior masculino e assim conquistou o Troféu Henrique Baixinho. O remador venceu ainda o 1x Júnior Masculino e o 1x Sub-23.