O tradicional passeio anual sénior organizado pela Junta de Freguesia de Avintes voltou a realizar-se, após dois anos de interregno, no passado dia 3 de agosto. Partiram da freguesia gaiense 10 autocarros que transportaram os seniores avintense até Barcelos. Como manda a tradição, realizou-se, pelas 11h, uma missa na Igreja do Sr. Bom Jesus da Cruz. De seguida, o grupo rumou à Quinta da Granja, onde usufruiu de um almoço, seguido de uma tarde repleta de convívio e animação. Para além dos cerca de 500 seniores, o passeio contou com a presença dos elementos do executivo da Junta de Freguesia de Avintes, da vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Marina Mendes e de três elementos dos Bombeiros Voluntários de Avintes.

 

A Junta de Freguesia de Avintes realizou mais um passeio dedicado à sua comunidade sénior, desta vez, a população deslocou-se a Barcelos. Cipriano Castro, presidente da Junta de Freguesia de Avintes afirmou, em declarações ao AUDIÊNCIA, que o regresso desta iniciativa “é realmente muito importante, porque como podem ter observado, esta juventude sénior de Avintes estava desanimada, porque há dois anos que não organizávamos este tipo de evento”. A tradição manteve-se, alguns seniores assistiram à missa celebrada pelo pároco José Augusto, habitante avintense e outros aproveitaram para passear e explorar o local. Após o término da eucaristia, os 10 autocarros deslocaram-se até à Quinta da Granja para almoçar e passar a tarde. Depois do almoço, uns idosos aderiram ao bailarico que se prolongou pela tarde, enquanto outros aproveitaram os espaços verdes da quinta para descansar ou conviver. No final da tarde, o grupo aproveitou para saborear o lanche, seguido de uma fatia de bolo.

Antes do lanche, Cipriano Castro, presidente da Junta de Freguesia de Avintes, e Marina Mendes, vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, aproveitaram para proferir algumas palavras e agradecimentos. O presidente da freguesia desejou que “o dia em confraternização entre todos, alguns já não se viam há muito tempo, por isso desfrutem do dia, divirtam-se, porque é para isso organizamos estas iniciativas”. Marina Mendes, vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, começou por agradecer “à Junta de Freguesia e a todo o seu executivo pelo convite para estar aqui e fazer parte deste dia, um dia de convívio, de encontros e reencontros”. A vereadora enalteceu ainda a presença fundamental dos Bombeiros Voluntários de Avintes e dirigiu algumas palavras aos avintense. “Aquilo que eu constato sempre é este alegria que é contagiante e dizer-vos que é uma alegria redobrada porque este dois anos foram muito difíceis para todos nós enquanto comunidade, mas, sobretudo, para vós”, rematou. Após os discursos, Lucinda Santos, cidadã avintense, entregou um ramo ao presidente da freguesia e, de seguida, cantou um fado dedicado a todas as mães.

Cipriano Castro afirmou, em exclusivo, ao AUDIÊNCIA que “para a Junta de Freguesia é sempre muito importante organizar este convívio, porque os seniores precisam de conviver uns com os outros, e nada melhor do que convívio onde todos se reúnam e todos se encontram”. O presidente da freguesia admitiu que este convivo “permite às pessoas que no dia a dia não se encontram, se reúnam e, no fundo, recordar também um pouco a sua juventude, através dos bailarinos”. Cipriano Castro aproveitou o momento para referir as iniciativas da freguesia para os seniores e enalteceu o regresso da “colónia de férias, onde transportamos os seniores até à praia, durante 2 semanas, e da Festa da Broa, de 26 de agosto a 4 de setembro, uma iniciativa que promove a freguesia, mas também permite às associações, quer ao comércio local ter alguma atividade e tudo isso é muito importante para Avintes”.

Marina Mendes, vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, destacou o retorno desta iniciativa referindo que “é um dia sempre muito importante para todos, obviamente, que é um gosto redobrado, porque tivemos dois anos muito difíceis enquanto comunidade e esta população foi, talvez, das que mais sofreu este impacto nos dois anos”. A vereadora salientou o regresso do Mês do Idoso, uma parceria com as Juntas de Freguesia gaienses, referindo que “é sempre um mês muito interessante e importante, porque, para além, de unir as instituições todas da área da terceira idade, também possibilita a estas pessoas que não estão integradas em lado nenhum participarem nas atividades”.