O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, assinou o contrato de concessão da empreitada de requalificação urbana do largo padre António Vieira, na vila de Rabo de Peixe, no dia 3 de abril.
A requalificação do largo padre António Vieira, também conhecido por largo do Coreto, é a concretização de mais um compromisso assumido pelo atual executivo e que “vai ao encontro das pretensões da população de Rabo de Peixe que nunca se reviu na obra anteriormente realizada”, lembrou Alexandre Gaudêncio.
A obra de requalificação tem um investimento de cerca de 310 mil euros com um prazo de execução de oito meses. O início dos trabalhos deverá acontecer muito em breve. “O primeiro passo para a requalificação deste espaço foi dado com a demolição das casas que estavam em ruínas e que ofereciam perigo”, lembrou Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara da Ribeira Grande que frisou o “trabalho de formiguinha” no contato com os proprietários e negociações para a venda dos imóveis.
A requalificação do largo padre António Vieira vai mudar a face de um espaço nobre na vila de Rabo de Peixe, valorizando-o sob diversos pontos de vista e projetando-o para que se torne num ex-libris da localidade, não só para a realização de eventos culturais, mas também como uma mais-valia turística. Resolve também um problema de saúde pública no centro da vila de Rabo de Peixe, na medida em que com as demolições realizadas as ruínas deixaram de albergar roedores que por ali proliferavam.