O Concurso Lusófono da Trofa está de volta com o objetivo de promover obras de literatura infantil, dando a conhecer novos autores e ilustradores. Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Trofa com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., com o intuito de defender e consolidar a língua portuguesa como expressão universal da cultura lusófona.
Segundo a Câmara Municipal da Trofa, este concurso literário internacional, que aposta na promoção e na salvaguarda da literatura infantil, fomenta o gosto pela leitura e estimula o espírito de iniciativa, ao mesmo tempo que desenvolve e incentiva a escrita criativa, estende-se a todos os países de língua oficial portuguesa. O certame visa, ainda, divulgar autores lusófonos, nomeadamente de Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor.
O Concurso Lusófono da Trofa é aberto a todos os cidadãos dos países de língua oficial portuguesa e ainda cidadãos naturalizados e estrangeiros, cuja situação de permanência no país esteja devidamente legalizada e com residência comprovada há mais de dois anos, até ao dia 31 de dezembro de 2019. Contudo, não pode concorrer quem tem mais de três obras publicadas na área da literatura infantil.
As retribuições compreendem o Prémio Matilde Rosa Araújo, no valor de 2000 euros, o Prémio Ilustração, no valor de 1500 euros, e o Prémio Lusofonia, no valor de 1000 euros, e vão ser atribuídas nas Comemorações do Aniversário do Município, em novembro.
As obras a concurso devem ser entregues em mão ou enviadas via correio, através de carta registada, até às 18 horas, do dia 29 de maio. Cada candidato só pode apresentar um trabalho, que pode ser coletivo. Os critérios de apreciação serão a criatividade e inovação, a qualidade literária, a organização, a coerência e coesão do texto e a adequação ao público.
Os ilustradores devem concorrer com duas ilustrações subordinadas, obrigatoriamente, a um excerto, à sua escolha, de uma das obras de Matilde Rosa Araújo e o vencedor do Prémio Ilustração ilustrará o conto vencedor do prémio Matilde Rosa Araújo.
O nome dos vencedores será publicado no site da Câmara Municipal da Trofa (www.mun-trofa.pt) e no do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP (www.instituto-camoes.pt), nos 5 dias úteis após a seleção do júri. Contudo, apenas os premiados serão notificados por ofício ou via telefone. A Trofa prepara-se, desta forma, para galardoar mais um conto infantil inédito, escrito em português, que irá, assim, juntar-se aos livros infantis, que já foram editados pela Câmara Municipal da Trofa, no âmbito deste Concurso, que já é considerado uma das iniciativas de maior destaque no calendário cultural do município e uma referência internacional na área da literatura infantil e da criação e expressão literária em português.