CANDIDATURAS AO CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA ESTÃO ABERTAS ATÉ AO DIA 31 DE MAIO

As candidaturas para a 22ª edição do Concurso Lusófono da Trofa já abriram e vão decorrer até ao próximo dia 31 de maio. Esta iniciativa, que é promovida pela Câmara Municipal da Trofa, com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., visa fomentar a escrita e ilustração criativas e divulgar autores da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), tendo contado, desde a sua implementação, com a participação de mais de 6500 autores e ilustradores, oriundos de nove países da CPLP.

 

O Concurso Lusófono da Trofa está de volta, com o objetivo de promover obras de literatura infantil, dando a conhecer novos autores e ilustradores. Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Trofa, com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., com o intuito de fomentar a escrita criativa e valorizar a expressão literária, assim como de defender e consolidar a língua portuguesa, como expressão universal da cultura lusófona.

Segundo a Câmara Municipal da Trofa, este concurso literário internacional, que aposta na promoção e na salvaguarda da literatura infantil, fomenta o gosto pela leitura e estimula o espírito de iniciativa, enquanto desenvolve e incentiva a escrita criativa, estende-se a todos os países de língua oficial portuguesa.

Para a edição deste ano, a autarquia atualizou as retribuições monetárias, que compreendem o Prémio Matilde Rosa Araújo, no valor de 2500 euros, e o Prémio Melhor Ilustração também no valor de 2500 euros, que serão atribuídas aquando das comemorações do aniversário do município, em novembro. O conto vencedor será ilustrado pelo vencedor do Prémio Ilustração, a fim de possibilitar a sua publicação e lançamento nacional.

O Concurso Lusófono da Trofa é aberto a todos os cidadãos, com mais de 18 anos, dos países de língua oficial portuguesa e ainda cidadãos naturalizados e estrangeiros, cuja situação de permanência no país esteja devidamente legalizada e com residência comprovada há mais de dois anos.

As obras a concurso devem ser entregues em mão, na Casa da Cultura da Trofa ou nos Centros Culturais dos respetivos países, ou enviadas via correio, até ao dia 31 de maio. Podem ser apresentados trabalhos coletivos e cada candidato pode apresentar um número ilimitado de obras, no caso dos contos.

A Trofa prepara-se, desta forma, para galardoar mais um conto infantil inédito, escrito em português, que irá, assim, juntar-se aos livros infantis, que já foram editados pelo município, no âmbito deste concurso, que já é considerado uma das iniciativas de maior destaque no calendário cultural da autarquia e uma referência internacional, na área da literatura infantil e da criação e expressão literária em português.