CANIDELO

Uma freguesia à beira-mar plantada

Localizada à beira-mar, Canidelo é uma freguesia que dista apenas cinco quilómetros da sede do concelho, sendo uma das freguesias mais populosas de Vila Nova de Gaia. Com inúmeras praias, desde o Cabedelo até à praia da Madalena, passando pelas praias de Lavadores e de Salgueiros, podemos encontrar nesta freguesia não só a beleza natural da orla marítima como também um local urbano, com todos os serviços.

Ao todo, o seu território ocupa quase 9 mil km2 e 27.769 habitantes, sendo que este número tem vindo a aumentar significativamente ao longo dos anos. A título de exemplo, há cem anos, em 1911, Canidelo tinha apenas cerca de 3 mil habitantes, vindo gradualmente a aumentar a sua ocupação até aos dias de hoje.

Para isso, muito terá contribuído o desenvolvimento que esta freguesia sofreu, em todas as áreas e setores, deixando de ser uma freguesia maioritariamente ligada à agricultura para se tornar cada vez mais urbana.

Apesar de o seu património não ser dos mais referidos e visitados, existem na freguesia algumas capelas dignas de serem referidas e visitadas, principalmente a Quinta do Paço, local onde D. Pedro e D. Inês chegaram mesmo a viver por um período de tempo.

Contudo, nos últimos anos, a freguesia é mais conhecida pelo evento maior que lá se realiza: o festival Marés Vivas.
É também rica a nível do movimento associativo com associações de carácter cultural, social e desportivo presentes e ativas na freguesia.

Atualmente, a Junta de Freguesia de Canidelo é presidida, desde as últimas eleições autárquicas, por Maria José Gamboa, uma mulher determinada e que afirma ter ainda muito a fazer na freguesia, motivo pelo qual, pretende continuar no cargo.