O Auditório do Centro Social e Cultural de Olival, em Vila Nova de Gaia, recebeu, no passado dia 28 de setembro, o evento “Capitães de Abril”, uma iniciativa que deu a conhecer o 25 de Abril de 1974 através de quem viveu os acontecimentos.
Frente a antigos combatentes, militares, figuras políticas locais e nacionais, os acontecimentos que levaram à madrugada, que devolveu a Liberdade aos portugueses, foram revisitados na primeira pessoa, através do testemunho do Coronel Andrade da Silva, que esteve colocado no Cristo Rei a 25 de abril de 1974, com a Escola Prática de Artilharia, e atualmente preside à Associação Salgueiro Maia.
Na plateia, entre os ilustres convidados esteve o Tenente-Coronel Anselmo Dias, assessor da Casa Militar da Presidência da República, bem como alguns grupos parlamentares da Assembleia da República que fizeram questão de estarem presentes, nomeadamente pelo deputado da Nação Pedro Neves de Sousa (PSD), indicado pelo BE esteve Renato Soeiro, André Araújo, deputado municipal esteve indicado pelo PCP. Fernando Barbosa, presidente da distrital do CDS, e Rui Rocha Pereira, presidente da concelhia gaiense do PSD.
A tarde começou ao som de “Grândola Vila Morena”, e após um curto vídeo sobre Salgueiro Maia, Isabel Maia, prima do Capitão de abril, discursou emocionada, seguindo-se a intervenção do anfitrião do evento, Ricardo Lopes, do Movimento União Sandim, Olival, Lever e Crestuma.
Começada a tertúlia, foi possível uma retrospetiva dos eventos decisivos que culminaram na Revolução dos Cravos. O Coronel, de origem madeirense, e psicólogo do Exército lembrou, entre outros momentos, horrores da Guerra Colonial, assim como os momentos de tensão por si vividos no Cristo Rei, quando libertou camaradas na Trafaria, ou quando prendeu o 2º Comandante Tenente Coronel Nascimento. O paralelismo entre 1974 e 2024 esteve presente em inúmeras análises militares e sociais, com a plateia a questionar o Coronel Andrade da Silva com oportunas perguntas.
Na ocasião, Manuel Azevedo, presidente da Junta da União das Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma entregou à Associação Salgueiro Maia, a medalha municipal comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril. Na presença de autarcas na plateia, destaque para Madalena Natividade, presidente da Junta de Arroios (Lisboa). O Major Tiago Pacheco, Comandante Territorial da GNR de Vila Nova de Gaia, o 1º Sargento Armândio Santos, Comandante da GNR de Lever, assim como Sandra Santos, vice-presidente da Ordem dos Advogados, e Paulo Afonso, da Escola Profissional Árvore de V.N. de Gaia foram alguns dos ilustres convidados na tertúlia.