Foi nas instalações do Depósito POL NATO de Ponta Delgada, nos primeiros dias do mês de outubro, que aconteceu a cerimónia de tomada de posse do cargo de Diretor do Centro de Comunicações dos Açores. O Capitão-tenente Pedro Nuno Nero Luís, com um currículo vasto, nomeado, em 2021, para o Estado-Maior do Coordenador da Task Force da vacinação contra o COVID-19 em Portugal, desempenhando a função de Chefe da Divisão de Comunicações e Sistemas de informação e Apoio, assumiu o cargo de Diretor do Centro de Comunicações dos Açores, substituindo assim o Capitão-tenente Luís Carlos do Vale Alves Velho. A cerimónia foi presidida pelo Comandante da Zona Marítima dos Açores, Comodoro Miguel Nuno Machado da Silva.

 

 

Realizou-se, no início do mês de outubro, nas instalações do Depósito POL NATO de Ponta Delgada, a cerimónia de tomada de posse do cargo de Diretor do Centro de Comunicações dos Açores. A cerimónia foi presidida pelo Comandante da Zona Marítima dos Açores, Comodoro Miguel Nuno Machado da Silva, entidade que deu posse ao Capitão-tenente Pedro Nuno Nero Luís em substituição do Capitão-tenente Luís Carlos do Vale Alves Velho, em funções desde setembro de 2019.

O Centro de Comunicações dos Açores (CCA) é um centro de apoio às operações da Marinha que funciona na dependência do Comandante Naval, através do Comandante da Zona Marítima dos Açores, tendo como missão assegurar as comunicações entre os comandos e as forças e unidades em operação. O CCA tem uma guarnição de 20 militares e dispõe de infraestruturas de comunicações na ilha de São Miguel (Sede, Santana, Fajã de Cima, Sete Cidades, Pico Bartolomeu e Pico da Barrosa), em Santa Maria (Pico Alto), no Faial (Horta, Courelas e Cabeço Gordo), nas Flores (Albarnaz e Morro Alto) e na Terceira (Santa Bárbara).

O currículo do novo Capitão-tenente Pedro Nuno Nero Luís é vasto. Nasceu no Gavião, em Portalegre, a 9 de setembro de 1984. Ingressou na Escola Naval a 1 de outubro de 2002, foi graduado a Guarda-marinha a 1 de outubro de 2006 e promovido a 1 de outubro de 2007, após concluir a licenciatura em Ciências Militares Navais – Ramo Marinha. Especializou-se em Comunicações e Sistemas de Informação em 2010 e concluiu o Curso de Promoção a Oficial Superior em 2019.

Como oficial subalterno serviu em diversas unidades navais, tendo exercido as funções de Chefe dos Serviços de Navegação, Comunicações e Operações e, posteriormente, de Oficial Imediato no NRP Save. Exerceu também as funções de Oficial Imediato no navio oceanográfico NRP Almirante Gago Coutinho e esteve no comando, no mar, na lancha de fiscalização NRP Dragão, entre 2012 e 2014. Pedro Nuno Nero Luís foi Oficial de Serviço ao Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, e após a especialização, exerceu o cargo de Chefe do Gabinete de Organização das Comunicações e Informação, no Departamento de Comunicações e Sistemas de Informação, da Escola de Tecnologias Navais. Assumiu as funções de Chefe da Célula de Planeamento da Companhia Geral CIMIC (sigla inglesa para Civil and Militar Cooperation), entre 2014 e 2017, e como oficial superior, exerceu as funções de Chefe do Serviço de Comunicações, do Centro de Comunicações e Cifra, na Direção de Comunicações e Sistemas de Informação do Estado-Maior General das Forças Armadas. Durante o ano de 2020 acumulou essa com a função de Chefe da Célula de Comunicações e Sistemas de Informação do Estado-Maior da Força de Reação Imediata 2021. A 5 de fevereiro de 2021, foi nomeado para o Estado-Maior do Coordenador da Task Force da vacinação contra o COVID-19 em Portugal, desempenhando a função de Chefe da Divisão de Comunicações e Sistemas de informação e Apoio.

 

 

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com