“Que bom estar em casa…”. Foi desta maneira, humilde e carinhosa que o músico, maestro e compositor português, o açoriano, Carlos Alberto Moniz, natural da ilha Terceira, saudou os amigos na Casa dos Açores do Norte.
A sua presença foi muito acarinhada por amigos açorianos, das ilhas do Faial, Terceira, São Miguel e de muitos amigos dos Açores.
Laços fortes, que foram levados ao ponto mais alto quando Carlos Alberto Moniz cantou e encantou com alguns temas do seu recente CD triplo “Por Este Mar Abaixo”, que reúne 51 canções para festejar os seus 51 anos de carreira.
Ilhéu orgulhoso, desde sempre, este enorme autor e cantor, tem um carinho especial pelo mar, sendo este o grande tema do triplo álbum que retrata uma viagem com início no continente, passando por todas as ilhas dos Açores, Madeira, Cabo Verde e Timor. Originais do próprio e cancões de outros amigos cantores compõe este trabalho.
Ao longo da sua vida dedicada à música, entre singles e álbuns, Carlos Alberto Moniz editou mais de 40 discos. São da sua autoria muitas letras das marchas das Sanjoaninas na Terceira e da Semana do Mar na Ilha do Faial. Tem mais de 500 canções, milhares de espetáculos nos quatro cantos do mundo, e tem deixado a sua marca na música portuguesa, a solo, quer nos diversos grupos coletivos.
Participou em espetáculos em Portugal e por muitas partes do mundo com José Afonso, Adriano Correia de oliveira, Carlos paredes. É pai da atriz e cantora Lúcia Moniz. Nasceu na Ilha Terceira e tem 74 anos.