O 3º Centro de Atividades de Tempos Livres da Casa do Povo da Ribeira Grande, denominado “Anjo da Guarda”, foi inaugurado no dia 01 de junho, Dia Mundial da Criança, o 3º .
Este CATL está localizado na antiga escola do Espírito Santo, propriedade da Câmara Municipal, onde já existe o CATL “Anjo Bom”. O projeto ambiciona dar resposta a algumas lacunas identificadas pela escola Básica e Integrada da Ribeira Grande.
Albano Garcia, presidente da Casa do Povo da Ribeira Grande, explicou que este projeto pretende também constituir uma solução para alunos com necessidades educativas especiais, “tendo em vista o seu desenvolvimento integral e a sua inserção na comunidade e visa ainda dar resposta às preocupações dos pais no que toca à ocupação dos filhos depois das aulas e no período de férias escolares.”
Desta forma, os CATL’s da Casa do Povo da Ribeira Grande, “Os Traquinas” (subsidiado pelo ISSA), “Anjo Bom”, e agora o “Anjo da Guarda”, movimentam cerca de 65 crianças. “Se não fosse a Câmara Municipal, muitas atividades ficavam pelo caminho porque, infelizmente, a tesouraria da Casa do Povo não é muito satisfatória. Mas temos sempre esta Câmara que sabe que esta direção é empenhada e que tem feito muito com pouco dinheiro”, afirmou Albano Garcia.
Também para a Dra. Cátia Sousa, vereadora da Câmara Municipal da Ribeira Grande, que presidiu à cerimónia de inauguração deste novo espaço, este é “mais um investimento” para as crianças e para o futuro da Ribeira Grande.
Além destes CATL’s, a Casa do Povo da Ribeira Grande, que celebrou o ano passado 50 anos de existência, tem apostado na formação e valorização pessoal e profissional.
No início deste ano, a Casa do Povo adquiriu uma viatura de 9 lugares através de uma candidatura ao Prorural +, o que contribuiu para dar resposta às necessidades dos três CATLS.