A Casa do Povo da Ribeira Grande prestou homenagem aos antigos presidentes da Direção, através da inauguração da ‘Galeria dos Presidentes’, espaço criado no auditório do edifício-sede. Na galeria foram perpetuados os nomes e as fotografias de Aurélio do Couto Botelho, Amâncio da Câmara Leite, Eduardo Manuel Ferreira, Dinarte Ferreira Miranda e Lino Batista, nomes que fizeram e farão, para sempre, parte da história da instituição.
Na cerimónia estiveram presentes muitos familiares dos antigos presidentes, bem como funcionários e colaboradores da Casa do Povo da Ribeira Grande, que também foram distinguidos pela atual Direção, presidida por Albano Melo Garcia, nomeadamente Iolanda Medeiros, Sandra Ponte, Manuel Melo Medeiros, Ildeberto Garcia, Alexandre Gaudêncio e Manuel Galvão.
“Este foi um dia de emoções fortes, pelas homenagens que acabamos de realizar e que representam o nosso reconhecimento ao contributo que todos deram em prol do desenvolvimento da Casa do Povo da Ribeira Grande”, disse Albano Melo Garcia. O presidente, cujo mandato termina neste mês de março, realçou, também, que “desde a primeira Direção eleita até àquela a que presido, todos demos o nosso melhor, com maiores ou menores dificuldades. Todos emprestamos muito do nosso tempo a esta causa pública”.
A Direção entendeu que devia reconhecer, não só os presidentes que passaram pela casa, mas, também, os funcionários que a fazem uma referência no concelho. “Presto, por isso, a minha singela, mas sentida homenagem, à Iolanda Medeiros, que é funcionária da Casa do Povo da Ribeira Grande há vinte anos. Enalteço, também, o espírito de voluntariado da Sandra Ponte, que há treze anos que integra a Direção comigo. Não posso deixar de realçar o sentido de compromisso de Ildeberto Garcia, amigo e companheiro de muitas lutas. Uma palavra ao Manuel Melo Medeiros, pela dedicação ao longo dos anos e um sentido reconhecimento ao Alexandre Gaudêncio, na qualidade de presidente do Conselho Fiscal nos últimos mandatos. Ao vizinho, amigo e confidente, padre Manuel Galvão, o meu muito e sentido obrigado por tudo”, elencou o presidente da Casa do Povo da Ribeira Grande.
Prestes a passar o testemunho, Albano Melo Garcia acrescentou que é “um homem feliz e de consciência tranquila por ter feito tudo o que estava ao meu alcance para honrar o bom nome da Casa do Povo da Ribeira Grande e prestar uma justa e merecida homenagem àqueles que me antecederam”.
A cerimónia contou com um momento musical com viola da terra, a cargo de Rafael Carvalho.