A Direção Regional da Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, acolheu a exposição “Sob o peso frágil Da pálida abóbada”, com obras da coleção deste Centro. As caves do arquipélago foram o espaço escolhido para esta exposição que está disponível desde dia 20 de fevereiro até 30 de maio de 2021.
“Pensar uma exposição é pensar também no espaço que a alberga e as caves do Arquipélago são especiais, estão muito longe da ideia do white cube (o espaço normalmente criado para se mostrar arte) e, como tal, as peças selecionadas, de artistas nacionais – Carolina Rocha, Daniel Oliveira, Graça Costa Cabral, Miguel Leal, Noémia Cruz e Rui Chafes e de várias geografias, são elas próprias convites para viagens pela subjetividade artística. Mais do que uma exposição temática sobre a coleção interessa-nos abrir ao máximo essas leituras. Mais do que construir uma narrativa interessa-nos que seja o visitante a criar a sua própria história”, pode ler-se no press release enviado à comunicação social
Depois de auscultar a população, ficou-se a perceber que muitos desconheciam a coleção em questão do Centro, foi daí que surgiu a ideia de realizar esta exposição. A intenção é que a coleção ganhe novas perspetivas de abordagem, novas possibilidades de exposição e também que possa haver um cruzamento que permita ao público conhecer o espólio de arte contemporânea que o Governo Regional dos Açores tem reunido nos últimos anos.
A exposição “Sob o peso frágil Da pálida abóbada” pode ser visitada no horário habitual do Arquipélago- Centro de Artes Contemporâneas.