O almoço de Natal da Cercigaia decorreu no passado dia 23 de dezembro, na Escola Básica de São Paio, em Canidelo, e contou com a presença de cerca de cem clientes e convidados, entre os quais, Valentim Miranda, vereador da Câmara Municipal de Gaia, Maria José Gamboa, presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, e José Carlos Leitão, chanceler presidente da Confraria da Pedra, entre representantes de entidades civis e militares.
A Escola Básica de São Paio, em Canidelo, voltou a acolher, no passado dia 23 de dezembro, o tradicional almoço de Natal da Cercigaia. Valentim Miranda, vereador da Câmara Municipal de Gaia, Maria José Gamboa, presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, e José Carlos Leitão, chanceler presidente da Confraria da Pedra, juntaram-se às centenas de pessoas presentes neste evento, que foi repleto de magia e muitas surpresas.
A chegada do Pai Natal, que distribuiu presentes pelos clientes da Cercigaia, foi um dos momentos mais esperados da tarde, que foi agraciada com a atuação do artista Porfírio Manuel e dos clientes desta Associação de Solidariedade Social, que interpretaram músicas alusivas à quadra natalícia.
Na ocasião, Afonso Pereira, diretor da Cercigaia, sublinhou, no âmbito da iniciativa, que “a CerciGaia quer agradecer a todos os amigos aqui presentes, colaboradores e aos nossos utentes, que são a razão de ser desta festa”.
Assegurando que este almoço é “uma tradição que vamos mantendo já há alguns anos esta parte”, o diretor desta instituição explicou, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, que “nós ocupamos aqui a Escola Básica de São Paio, porque somos cerca de cem pessoas e não tínhamos nas nossas instalações espaço para tal”.
Não escondendo que o seu desejo para 2025 é que “a Câmara Municipal de Gaia nos ofereça a Escola do Viso, para que, talvez para o ano, possamos fazer lá todas as comemorações”, Afonso Pereira sublinhou que “esta é uma quadra especial, até porque estamos num convívio entre clientes, amigos e fornecedores que nos ajudam durante o ano e como tal temos de cumprir a tradição. Para nós, é uma alegria, mas para os nossos clientes é uma alegria ainda maior, porque quem ama partilha e não ama e partilha só no Natal, mas todo o ano”.
Por sua vez, Maria José Gamboa, presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, frisou, ao AUDIÊNCIA, que “com a Cercigaia é um Natal especial. É mesmo o Natal daqueles que estão sozinhos e às vezes precisam também mais da nossa disponibilidade e do nosso compromisso, sobretudo, com a vida deles, a saúde, a sua proteção e um futuro com tranquilidade, que é o que nós precisamos de assegurar a esta população que a vida não premiou tão bem, mas que às vezes a vida ajuda a surpreender, de uma forma especial”.
Garantindo que “as Cercis são muito importantes para este país”, a autarca agradeceu “a estes trabalhadores que, de uma forma exemplar são grandes humanistas. Portanto, aqui estamos nós a ajudar para que haja mais Natal”.
Em declarações ao AUDIÊNCIA, Valentim Miranda, vereador da Câmara Municipal de Gaia, afiançou que “é uma honra, enquanto representante do município, poder estar nesta festa de Natal da Cercigaia”.
Reconhecendo Afonso Pereira, pelo trabalho desenvolvido em prol desta instituição, o edil reforçou que “é um homem dedicado a esta associação, que tem um grande número de crianças e adultos com deficiência e faz um trabalho brilhante. Basta ver a alegria destas crianças e jovens neste almoço de Natal. A cada ano que passa, a alegria cresce e o empenho de todos os colaboradores, que se dedicam incondicionalmente a todo este trabalho, é evidente e digno do reconhecimento do município”.