CET ANALISA DESAFIOS E PERSPETIVAS TURÍSTICAS PARA 2018

A Comissão Especializada do Turismo (CET) da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, em reunião no dia 26 de setembro, procedeu à análise da situação do sector em S. Miguel, perspectivas para 2018 e desafios que se colocam.

Relativamente ao setor do turismo, a Comissão congratulou-se com a evolução global que o turismo tem vindo a conhecer em S. Miguel, face aos crescimentos significativos que se têm registado na generalidade das atividades ligadas ao sector e à capacidade de resposta que as empresas têm demonstrado. Mas a Comissão identificou a falta de apoios à formação para uma melhor oferta na hotelaria e restauração, o recrutamento de novos profissionais e a falta de infraestruturas adequadas nos principais pontos turísticos da ilha.

As perspetivas para 2018 abrangem a alteração nas ligações com o mercado norte-americano com a operação da Delta Airlines. Foi perspectivado que, a nível do transporte aéreo entre Ponta Delgada e o continente português e o resto da Europa, a situação não sofrerá alterações significativas, mantendo-se uma oferta estável e adequada à capacidade de alojamento instalada.

Já nos desafios para o setor, estes recaem na melhoria da qualificação dos recursos humanos que já trabalham no setor e a formação de novos profissionais. A Comissão defende novamente a urgência de disponibilização de meios financeiros adequados para alcançar este objectivo.

Uma outra área prioritária, em termos de intervenção pública, relaciona-se com a necessidade na qualificação de infraestruturas de apoio ao turismo.

No que se refere ao alojamento local, o desafio passa por uma oferta mais diversificada, de maior qualidade e diferenciação, assente na recuperação do edificado, que obedeça às regras de segurança eficazes.