Fundado em janeiro de 2017, este é o único clube de patinagem artística em atividade na Ribeira Grande e desenvolve a sua atividade nos escalões de iniciação, benjamins, infantis, iniciados, cadetes, juvenis e juniores, com idades entre os 4 e os 17 anos.
Atualmente, têm cerca de 90 atletas e dois treinadores e são vários os troféus que têm vencido. Logo no primeiro ano em funcionamento, o clube conseguiu apurar uma atleta para o Campeonato Regional de Patinagem Artística 2017 e, a 25 de junho do mesmo ano, sagrou-se campeão na sua primeira participação no Campeonato de Patinagem Artística São Miguel 2017.
No ano seguinte, revalidou o título de Campeão no Campeonato de Patinagem de São Miguel, e, nessa mesma época, realizaram o sonho de estrearem-se no Campeonato Nacional de Patinagem Artística e no Torneio Nacional de Benjamins. Já em 2019, o Clube de Patinagem Ribeiragrandense teve a primeira atleta campeã regional, Raquel Vultão, no escalão de Benjamins, conquistando o 2º lugar a nível de clube.
Em 2020, voltou a conquistar o primeiro lugar no Campeonato de Patinagem de São Miguel e os resultados continuaram a mostrar a dedicação e esforço de todos os atletas, culminando na época seguinte com mais um título de Campeão por clubes.
Já em 2022, realizaram a 1ª edição da Taça Ribeiragrandense e sagraram-se vice-campeões nacionais de patinagem livre Artística, prova máxima da região, tornando-se Campeão de Patinagem Artística por clubes, e no ano seguinte alcançam o título de vice-campeões regionais de patinagem artística.
Já na época de 2024, o CPR conseguiu alcançar o lugar cimeiro do pódio no Campeonato Distrital de Patinagem.
Por todos os pódios conquistados em vários escalões e por dinamizarem a patinagem artística no concelho, o Clube de Patinagem Ribeiragrandense será distinguido na XIX Gala AUDIÊNCIA, que decorre a 7 de outubro na Ribeira Grande, Açores, com o Troféu Clube Desportivo.