Época 2022/23, Final da Supertaça Feminina de Andebol Benfica x Colégio de Gaia, em Gondomar, no Pavilhão Multiusos de Gondomar

COLÉGIO DE GAIA REGRESSA AOS TREINOS

A equipa sénior do Colégio de Gaia – Toyota, dá início à sua preparação para a próxima época de andebol feminino 23/24 já no próximo dia 7 de agosto, pelas 21h30, no Pavilhão Municipal da Lavandeira.

Como novidade para esta época, há o abandono da atividade por parte da capitã Helena Soares, que passou a reforçar a equipa técnica que se mantém constituída há vários anos pela prestigiada treinadora campeã Paula Castro, auxiliada por Sheila Santos.

No plantel, o COLGAIA CDE apostou na manutenção de todo o plantel da época anterior, com destaque para a renovação da experiente e capitã da Seleção Nacional Bebiana Sabino, e com o regresso de Patrícia Resende e Patrícia Vieira, depois de um ano fora para terminarem os seus respetivos mestrados, e Filipa Barbosa, após uma difícil lesão que a afastou 9 meses da competição.

Por outro, o COLGAIA CDE conseguiu dois reforços internacionais para enriquecer as soluções da sua meia distância, nomeadamente, Diana Oliveira e Carolina Justino, ambas ex-Alavarium.

Em termos de preparação da pré época, as estudantes gaienses realizarão jogos de controlo no Torneio de S Pedro do Sul (2 jogos no dia 19 de agosto)  e depois no Internacional Torneio de Santo Ovídio, um evento de referência na modalidade, e que vai já na sua 26ª edição, no qual participará o 5º classificado da vizinha Espanha (BM PORRINO) prevendo-se a participação em 3 em 4 jogos.

A 2 de setembro, frente ao ABC – Académico de Braga,  o COLGAIA CDE iniciará a 1ª fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Andebol feminino (cujos 6 primeiros disputarão o título numa 2ª fase também no sistema todos contra todos e iniciando com 50% dos pontos da fase  anterior), sendo de destacar que é a equipa participante mais antiga – desde 1988 e sempre se classificando no Top 5 – e onde já foi Campeã Nacional em 1991, 2017 e  2019 e vencedor na edição interrompida de 2020.

Setembro será também a altura das primeiras jornadas da prova para culminar no final do mesmo com a participação na Ronda 2 da EHF European Cup, frente às Islandesas do IBV Vestmannaeyjar, onde batera a marca dos 80 jogos europeus já realizados.