“COMAM MUITO CHOCOLATE, PORQUE ISSO TRAZ FELICIDADE, ACIMA DE TUDO”

A chocolataria artesanal Pedaços de Cacau nasceu há oito anos, fruto de uma grande paixão de Raquel Lima. Prometendo proporcionar uma experiência única, repleta de aromas e sabores incomparáveis, a chocolatier celebrou, no passado dia 28 de outubro, mais um aniversário, no seu atelier, em Vilar do Paraíso, em Vila Nova de Gaia, que assinalou o lançamento de oito novos produtos, assim como do mais recente website desta marca. A sonhar com a internacionalização dos seus chocolates, Raquel Lima apresentou a coleção de Natal, com um design diferente, mas igualmente solidária, em prol do IPO. 

 

Formada em Engenharia Florestal, área na qual trabalhou durante 13 anos, mas apaixonada pelo chocolate, Raquel Lima fundou, em 2014, a marca Pedaços de Cacau. A história remonta a 2012 e nasceu como um hobbie, porém o amor levou-a a especializar-se. Foi em casa que a chocolatier começou a produzir os seus primeiros bombons para os amigos, porém as encomendas começaram a surgir e levaram-na, inicialmente, para um espaço de 90 metros quadrados, mudando-se, em 2021, para um de 400, fruto do crescimento do volume de vendas e, também, com uma visão de futuro. “Nunca pensei que o meu passatempo se iria transformar na minha profissão a tempo inteiro, muito menos que este sonho se tornasse realidade e já passaram oito anos”, ressaltou Raquel Lima, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, sublinhando que “muitos objetivos foram alcançados, nomeadamente o aumento da equipa. A Pedaços de Cacau começou com uma pessoa, passou para três e, agora, somos cinco. Portanto, ao longo destes oito anos, fomos concretizando muitos sonhos e espero realizar muitos mais”.

Localizada na Rua Junqueira de Baixo, número 28, em Vilar do Paraíso, em Vila Nova de Gaia, a Pedaços de Cacau comemorou, no passado dia 28 de outubro, o seu 8º aniversário, que, depois de dois anos de interregno, fruto da pandemia que proliferou em Portugal e no mundo, pôde voltar a ser celebrado de portas abertas, pelo que contou com a  participação de mais de 60 pessoas.

Para assinalar esta data, Raquel Lima lançou oito produtos com novos sabores, nomeadamente cinco drageias diferentes, mais especificamente de amendoim, mel e sal, avelã e coco, chocolate crocante, maracujá e, também de café, duas tabletes de alfazema e goji, um crocante de framboesa e amêndoa, assim como o remodelado website da Pedaços de Cacau, que está repleto de surpresas. “Nós temos uma novidade, que é o nosso site, que nós mudamos e criamos uma loja nova online, que eu acho que está muito gira e muito mais intuitiva. Também temos uma inovação, que foi ideia da We Are Innov, que é fazer um quiz, para que todos descubram qual é o chocolate que mais os agrada e nós ajudamos a decidir. Outra coisa muito importante é, também, o Clube da Pedaços de Cacau, onde podem acumular pontos e até provar chocolates novos”, divulgou a chocolatier.

Na ocasião, a fundadora desta marca, também, apresentou a mais recente coleção de Natal, que conta com um design novo, mas igualmente solidária. “Este ano foi de muitas mudanças, mas vamos continuar com a mesma parceria, que tínhamos o ano passado, com o IPO, ou seja, temos duas caixas de chocolates em que 1,5 euros reverte para o Instituto Português de Oncologia e, este ano, o nosso objetivo é doar mil euros, por isso precisamos da vossa ajuda para chegar ainda mais longe e a um maior número de pessoas”, evidenciou a proprietária da Pedaços de Cacau.

Enaltecendo que o sentimento é de muita alegria, Raquel Lima sustentou que “uma das missões da Pedaços de Cacau é tornar as pessoas felizes e proporcionar momentos de partilha de chocolates, porque, para nós, o que faz sentido é podermos dividir aquilo que sabemos fazer melhor, com as pessoas que nos visitam”, apelando que “comam muito chocolate, porque isso traz felicidade, acima de tudo”. 

Hoje, estabelecida no mercado, a Pedaços de Cacau conta com 17 prémios nacionais e internacionais, inúmeras parcerias e sonha com a expansão da marca além-fronteiras, porque “juntos crescemos melhor e mais sólidos”.