CRIADO NÚCLEO DAS MULHERES SOCIAL DEMOCRATAS

O presidente do PSD/Açores, Alexandre Gaudêncio, anunciou no passado dia 8 de março a criação do núcleo açoriano das Mulheres Social Democratas (MSD). Tânia Fonseca, militante e atual vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, será a responsável.

Após um almoço com mulheres ligadas à vida diária do PSD/Açores no Dia Internacional da Mulher, o líder regional lembrou que “este era um desígnio que divulgamos durante a campanha interna do partido, e que assinala a valorização das mulheres que queremos ter no partido”, explicou, afirmando que “é fundamental ter esta estrutura ativa nos Açores, pois permite que possamos ir buscar mais mulheres para a política regional, mas também munir os nossos quadros com mais senhoras, visando também uma nova realidade no que toca à igualdade de género”.

Tânia Fonseca, responsável pelas MSD/Açores, afirma que “os números falam por si e a verdade é que a presença das mulheres em cargos políticos continua a estar muitíssimo aquém do desejado”.

A social democrata lembrou que Portugal é um país “com mais mulheres do que homens e com mais mulheres licenciadas do que homens licenciados, pelo que a sub-representação das mulheres na política continua a refletir uma desigualdade injusta”.

A líder deste novo núcleo defendeu, ainda que “num país em que as limitações e restrições ao género feminino fizeram com que passássemos de 20% para 30% de mulheres em cargos políticos em cerca de 10 anos, há que fazer mais”, sendo o “grande desafio” para as MSD açorianas “mudar a realidade e almejar a igualdade”.