David Gonçalves é mestre em Crítica, Curadoria e Teorias da Arte pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e desde 2013 que desempenha a sua atividade fotográfica, tendo realizado diversas exposições.

“Aleixo” é o novo trabalho do fotográfo. Um livro de fotografias que retrata os últimos dias do Bairro do Aleixo, um dos mais históricos da cidade do Porto, antes da sua demolição. Este bairro ficou conhecido por ser “o maior supermercado de droga do Norte”. Era constituído por cinco torres, de treze andares, com vista para o rio Douro. A sua história de ligação à droga acabou por o atirar para a ruína no que diz respeito à atenção camarária. Em 2011, durante o mandato de Rui Rio, foi iniciado o processo de demolição do bairro, com o argumento do tráfico de droga. Os terrenos foram entregues a uma empresa do setor imobiliário para a construção de habitações de luxo. Foi neste longo processo que o bairro se foi degradando e que os moradores sentiram o abandono e a renuncia do Estado.

No documento enviado à comunicação social, pode ler-se que este livro de fotografias mostra “a história de um bairro condenado, de famílias abandonadas à sua sorte, numa luta travada contra os poderes camarários, as autoridades policiais e a especulação imobiliária”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com