DOIS ANOS DE SORRISOS DE PEDRA DE HELENA AMARAL

A MiratecArts celebra 2 anos do projeto “Sorrisos de Pedra de Helena Amaral”, no fim-de-semana que também marca o Dia Mundial do Sorriso e o Dia Internacional da Dança, sexta e sábado, 28 e 29 de abril.

O programa da sexta-feira acontece na Madalena, ilha do Pico, com a estreia ao ar-livre da dança “Sorrisos” coreografada por Sofia Sousa e que acontecerá na praça da Gare Marítima da Madalena. De seguida, a dança será adaptada para uma apresentação mais intima na casa de chá Atlântico Teahouse onde, aqui, também, se inaugura a exposição de fotografia “Sorrisos de Pedra” por Pedro Silva.

No sábado, a equipa da MiratecArts vai até ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial. A dança “Sorrisos” será apresentada no Centro e o grupo pretende experimentar fazê-la na areia do vulcão. A data também assinala o encerramento da exposição itinerante dos Sorrisos de Pedra, que tem estado patente neste local desde 2016. A exposição itinerante irá a caminho de São Jorge e ficará patente durante o festival internacional de artes, Azores Fringe, no Atelier de Kaasfabriek, na freguesia de Santo António.

Os dois anos de Sorrisos de Pedra de Helena Amaral também vê a colocação da escultura #150 a dar a volta à ilha do Pico.  “Cada montagem é uma despedida emocional, uma separação física, mas ao mesmo tempo uma alegria de levar estes sorrisos às pessoas e a pedra de volta à montanha, agora transformada em escultura” diz a artista Helena Amaral. “A grande valia deste projeto é esta partilha e a satisfação de deixar na ilha este enorme potencial do sorriso. O prazer de trabalhar a pedra aliciou-me. A escultura é um trabalho excitante para mim, porque desde o início do processo já se começa a ver resultados. É por isso, talvez, que a escultura me seduz.”

E a seduzir para as artes é um dos objectivos que a MiratecArts pretende levar a todos os cantos das ilhas, assim promovendo os Açores para o mundo com arte e artistas.