ORÇAMENTO DA CÂMARA DE VALONGO PRIVILEGIA O INVESTIMENTO NAS ÁREAS SOCIAIS

A Câmara Municipal de Valongo aprovou, no passado dia 7 de dezembro, o Plano e Orçamento de 2018, com o valor global de mais de 49 milhões de euros, o que representa um aumento de 18,12% face da 2017.

José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, referiu que “apresentamos um orçamento ambicioso, mas realista e coerente com o nosso programa. Vamos apostar cada vez mais na promoção do concelho e no reforço da sua identidade, na desmaterialização e modernização dos serviços, prosseguindo a crescente aproximação ao munícipe e indo ao encontro das necessidades da população”.

O autarca salientou o “forte investimento nas áreas sociais como a Educação e a Habitação Social, na regeneração urbana e nas infraestruturas de mobilidade sustentável e acessível para todos” e sublinhou que “acreditamos que os projetos aqui propostos será uma realidade a médio prazo e que este território constituído pelas cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e pelas vilas de Campo e Sobrado será cada vez mais atrativo e um exemplo reconhecido por todo o País”.

No que concerne o Plano e Orçamento para 2018, a Câmara Municipal de Valongo destacou os investimentos relativos à Requalificação e Modernização nas Escolas, que incluem a substituição integral de todas as coberturas em fibrocimento existentes nas escolas do Município (pré e 1ºciclo); às obras na Escola Secundária de Ermesinde e na Escola Secundária de Valongo; e à requalificação da Escola EB2/3 Vallis Longus.

A autarquia prevê, ainda na área da Educação, a contratação de mais de 15 assistentes operacionais para as escolas e a implementação do projeto “MaisVal – Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo”.

O município evidenciou ainda as candidaturas do Programa Operacional Regional do Norte 2020, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, que incluem as obras como a Oficina de Promoção da Regueifa e do Biscoito (já em execução) e do Brinquedo Tradicional Português (em fase de candidatura).

A Câmara Municipal de Valongo revelou que as obras de requalificação dos empreendimentos de habitação social vão continuar a ser executadas, assim como as Grandes Opções do Plano, que contemplam o projeto do Centro de Serviços do Parque das Serras do Porto.

José Manuel Ribeiro ressaltou que na área Social, o Fundo de Emergência Municipal vai aumentar 50%, que o programa de Férias Escolares Tok’Amexer vai ter um custo menor para famílias e que vai ser duplicado o número de bolsas de apoio a estudantes no ensino superior.

No que respeita o Orçamento para 2018, a autarquia realçou ainda o projeto do Novo Centro Veterinário Municipal, a criação da Polícia Municipal, o projeto “O Meu Bairro Não Tem Paredes”, o Programa Stop Buracos, o Orçamento Participativo Jovem, novos parques infantis e um reforço muito forte nas aquisições bibliográficas para reforças as Bibliotecas Municipais e as Bibliotecas escolares.