Um dia antes do Padre José Manuel Macedo cessar funções na Paróquia de São Martinho de Campo, a autarquia de Valongo entregou ao pároco a Medalha de Mérito pelo serviço e dedicação àquela população durante 30 anos.

 

 

Decorreu, no passado dia 22 de agosto, na Alameda de Campo, a homenagem ao Padre José Manuel Macedo, que recebeu a Medalha de Mérito do Município de Valongo, após a proposta do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, ter sido aprovada por unanimidade em reunião de Câmara.

Segundo o autarca, a distinção tem como objetivo “demonstrar a merecida gratidão pelo serviço que prestou à comunidade de Campo, em particular, e ao concelho de Valongo em geral”. José Manuel Ribeiro enaltece ainda “a abertura de espírito e a tolerância dialogante que caracterizam o padre, cuja dedicação ao outro e atitude desprendida dos bens materiais fizeram com que ganhasse o carinho e a confiança do povo”.

Nascido em Campanhã, no Porto, a 23 de novembro de 1957, o padre José Manuel Macedo iniciou os seus estudos em 1967 no Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde, acabando a sua formação sacerdotal no Seminário Maior do Porto, onde foi ordenado Presbítero em 1983. Em 1990 foi nomeado pároco de S. Martinho de Campo, em Valongo, onde esteve quase 30 anos.

Entre as marcas da sua dedicação e obra, estão a construção do Centro Social e Paroquial de São Martinho de Campo, as obras de beneficiação da Capela da Chã, a reconstrução da nova Capela de Nossa Senhora da Encarnação, as obras de beneficiação da Igreja Matriz, a aquisição de um órgão de tubos, entre outras.

O pároco conseguiu ainda que fosse doada a Quinta do Visconde ou Quinta do Passal à paróquia de Campo e, em representação da Fábrica da Igreja Paroquial de S. Martinho de Campo, celebrou um contrato de comodato com a Câmara de Valongo com o intuito de transformar a Quinta num parque de lazer.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com