EXECUTIVE TEA CLUB: EMPLOYER BRANDING E NETWORKING EM SIMBIOSE NUM AMBIENTE SUBLIME

Com o mote “Employer Branding – Atrair e Reter Talento com Impacto”, o 25º evento exclusivo do Executive Tea Club decorreu, no passado dia 21 de janeiro, no The Yeatman, em Vila Nova de Gaia. Tiago Barquinha, fundador e CEO da Mojobrands, foi o orador convidado do certame, que promoveu momentos de partilha e networking às dezenas de participantes.

 

Foi no passado dia 21 de janeiro, num ambiente onde prevaleciam os aromas e os sabores preferidos da rainha Catarina de Bragança que, o Executive Tea Club, promoveu o seu 25º evento, no The Yeatman, em Vila Nova de Gaia. Com o mote “Employer Branding – Atrair e Reter Talento com Impacto”, o certame, cuja receita angariada reverteu a favor da Mama Help, teve como orador convidado Tiago Barquinha, fundador e CEO da Mojobrands, e contou com a participação de dezenas de empreendedoras.

Na ocasião, as cofundadoras deste projeto, que iniciou há cerca de dois anos, Elsa Ramalho e Raquel Mota Pinto, deram as boas-vindas às participantes, recordando que o Executive Tea Club é evento privado de networking para mulheres executivas que decorre em ambientes exclusivos e requintados. Inspirado na tradição do chá introduzida por Catarina de Bragança, na corte inglesa, no longínquo século XVII. Este clube “transcende as formalidades para ser uma celebração vibrante de conexões autênticas, sororidade, solidariedade e o puro empoderamento que emana das conexões entre mulheres visionárias que o compõem”.

Este encontro também contou com a participação de Miguel Moreira, representante da marca Infusões com História, que, segundo Raquel Mota Pinto, “está aqui connosco, para nos ensinar a degustar o chá”.

Assegurando que “é uma honra darmos o nosso contributo naquilo que são as plantas aromáticas”, Miguel Moreira ressaltou que “nós acreditamos que há um potencial tremendo de valorizar aquilo que é nosso”, por isso “desenvolvemos um blend personalizado para o Executive Tea Club, inspirado nos sabores favoritos de Catarina de Bragança. É um chá que tem uma base de chá preto dos Açores, broken leaf, (…) e  como nós sabemos que a Catarina de Bragança gostava imenso de notas cítricas, então temos laranja desidratada, mas também temos lúcia-lima, assim como notas de alecrim e a combinação destas plantas aromáticas e da fruta desidratada resulta neste blend. Estamos a falar de um produto 100% português e bio”.

Após a degustação, foi Tiago Barquinha, fundador e CEO da Mojobrands, quem tomou a palavra, para dar início à palestra com o tema “Employer Branding – Atrair e Reter Talento com Impacto”.

Afiançando que “employer branding tem a ver com valores que a empresa cria, transmite e faz viver dentro da sua instituição”, o especialista em branding sublinhou que “o employer branding tem-se manifestado como sendo muito importante, porque estamos num período de grandes mudanças, nomeadamente, tecnológicas, de fragmentação e incerteza económica, de muitas alterações demográficas, de transição ecológica e há cada vez menos talento disponível”.

Segundo o CEO da Mojobrands, “nós estamos perante uma revolução na força do trabalho, que pode ser vista em quatro grandes eixos”, sendo eles as pessoas, as empresas, as instalações e a tecnologia. “O employer branding não gere só a captação das pessoas, pois tem de gerir o antes, o durante e o pós. (…) Acima de tudo, nós temos de definir uma estratégia de gestão de pessoas, de como as vamos tratar, o que lhes vamos oferecer, de que forma vamos fazer com que a sua experiência seja satisfatória e que novas formas temos para as cultivar. Realmente, cada vez mais as pessoas procuram o salário emocional e não o salário monetário”, enalteceu o orador convidado.

Garantindo que “as empresas só vão subsistir e evoluir se criarem políticas de colaboração”, Tiago Barquinha afirmou que “nós não podemos pensar no employer branding quando temos ou estamos com dificuldades em recrutar. O employer branding tem de ser algo que tem de ser vivido de forma constante nas empresas e começa sempre de dentro, para fora. Nós temos de fazer com que as pessoas que trabalham na nossa empresa se tornem embaixadoras da nossa marca, mas para isso temos de criar as condições para que elas se sintam bem e dar-lhes as ferramentas para que elas consigam promover, falar e mostrar que realmente a realidade da empresa onde elas estão é boa e atrativa”.