“FAÇAM COM QUE RIO TINTO CONTINUE A SER UMA FREGUESIA DE REFERÊNCIA”

A Junta de Freguesia de Rio Tinto inaugurou, no passado dia 2 de junho, um novo Armazém de Ambiente e Limpeza Urbana, no contexto da competência assumida por esta edilidade. Com o intuito de melhorar as condições de trabalho, organização e capacidade operacional, este novo equipamento contempla, para além do depósito geral, balneários e refeitório, assim como espaços dedicados à reciclagem e aos fitofármacos.

 

Situado na Rua de São Mamede, Nº 205, o novo Armazém de Ambiente e Limpeza Urbana da Junta de Freguesia de Rio Tinto foi inaugurado no passado dia 2 de junho, na presença dos trabalhadores e membros do executivo da autarquia, de Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, de Ana Luís Gomes, vereadora do Ambiente do município gondomarense, e dos presidentes da Junta da Lomba e da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, Rui Vicente e Sofia Martins, respetivamente.

Assim, este novo espaço nasceu no contexto da competência que foi transferida pela Câmara Municipal de Gondomar e assumida pela Junta de Freguesia, no que diz respeito à limpeza do espaço público, com o intuito de criar melhores condições de trabalho, organização e capacidade operacional. “Nós quando assumimos, em julho do ano passado, a limpeza urbana, esta foi logo uma das nossas principais carências, pois o espaço que nós tínhamos não possuía as devidas condições, para que estivessem lá os trabalhadores todos. Então, era necessário criarmos uma estrutura que albergasse, não só ao nível de condições de trabalho, mas também ao nível operacional, a zona dos espaços verdes, juntando também a limpeza urbana e foi este o local que nós encontramos”, evidenciou Nuno Fonseca, presidente da autarquia riotintense, aquando da inauguração do equipamento, ressaltando que “descentralizar não é arriscar, é ter a certeza de que o serviço vai ser cumprido, com mais proximidade e com melhor qualidade”.

O Armazém de Ambiente e Limpeza Urbana contou com um investimento na ordem dos 80 mil euros, tendo em vista, segundo o edil, acompanhar o crescimento da autarquia e, acima de tudo, dos recursos humanos. “Estas obras foram feitas, especificamente, para melhorar as condições de trabalho daqueles que estão ao serviço da Junta de Freguesia”, afirmou o presidente.

Garantindo que o setor das obras não ficou esquecido, o autarca revelou, ainda, que “vai continuar a operacionalizar nas instalações da Junta de Freguesia, mas também vamos melhorar as condições, de modo que se assemelhem às que criamos aqui”.

Na ocasião, Nuno Fonseca fez questão de enfatizar ainda que “tenho a certeza absoluta de que nós vamos ganhar mais eficácia e isso significa um melhor serviço da via pública e do espaço urbano”, dirigindo-se aos trabalhadores destes departamentos, sublinhando “estimem, usufruam, trabalhem e façam com que Rio Tinto continue a ser uma freguesia de referência, por causa do nosso trabalho coletivo”.

Presente na cerimónia simbólica, Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, aproveitou a ocasião para parabenizar a autarquia de Rio Tinto pelo investimento. “Ainda bem que a Junta de Freguesia consegue pegar na verba e aplicá-la em melhorias, equipamentos, fardamentos, viaturas e em condições de trabalho, porque quem trabalha merece, de facto, ter condições, seja naquilo que é o conforto, o princípio global, ou naquilo que é a sua função. Por isso, só posso dar os parabéns à Junta e que agora, obviamente, com mais condições e com mais meios, continue a pautar pela excelência, que é aquilo que se pretende”, afiançou o edil gondomarense, frisando “continuem a fazer de Rio Tinto uma grande cidade, com o vosso empenho, dedicação e trabalho”.

Após o momento das intervenções, Nuno Fonseca e Marco Martins descerraram a placa evocativa da inauguração e, seguidamente, os trabalhadores e autarcas presentes realizaram uma visita às instalações do novo Armazém de Ambiente e Limpeza Urbana, que está dotado com balneários e refeitório, assim como espaços dedicados à reciclagem e aos fitofármacos. No final, todos se deliciaram no porto de honra e brindaram à Junta de Freguesia de Rio Tinto.