A Freguesia de Rio Tinto acolheu pela primeira vez a Feira do Fumeiro. Com palco no Largo do Mosteiro, este evento, que celebrou os sabores e tradições da gastronomia nacional, decorreu entre os passados dias 14 e 16 de fevereiro e contou com a participação de milhares de pessoas.
O Largo do Mosteiro foi palco, entre os passados dias 14 e 16 de fevereiro, da primeira edição da Feira do Fumeiro de Rio Tinto. Promovido pela Junta de Freguesia, o certame reuniu produtores de enchidos, queijos e outros petiscos típicos, celebrando os sabores e tradições da gastronomia nacional.
Assim, durante três dias, os milhares de visitantes tiveram a oportunidade de degustar e adquirir produtos tradicionais portugueses e de desfrutar de um ambiente festivo e acolhedor, protagonizado por diversos grupos de danças e cantares, promovendo, para além das iguarias, a cultura e a identidade local.
A animação cultural foi inaugurada na manhã de 15 de fevereiro, no dia posterior ao da abertura do certame, com uma aula aberta de xadrez, seguindo-se, à tarde, a atuação do Grupo Etnográfico da Escola Preparatória de Rio Tinto, assim como os espetáculos do Grupo de Danças Populares e do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Rio Tinto.
O último dia do evento iniciou pelas 15 horas, com a atuação do Grupo de Danças e Cantares do Centro Social de Soutelo, que antecedeu o espetáculo da Associação Folclórica Cantarinhas da Triana e o Bodo Musical, protagonizado pelo Grupo Dramático Beneficente de Rio Tinto.
Assegurando que “o balanço é muito positivo”, Nuno Fonseca, presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, revelou, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, que “este evento nasceu de um desafio lançado por um grupo de comerciantes que trabalha connosco na Medieval e pareceu-nos muito interessante, então comprámos a ideia. Nós tratamos do apoio logístico e a organização ficou a cargo dessa entidade”.
Na ocasião, o edil riotintense confessou, ainda, que a primeira edição da Feira do Fumeiro “superou as nossas espectativas. Nós estávamos a contar com um bom evento, porque em Rio Tinto nós temos muita gente e tudo o que nós fazemos é bem-vindo e em princípio tem muitas pessoas, mas superou largamente as nossas expectativas. Foram três dias de muita animação e com o recinto sempre completamente cheio”.