Diogo Mealha, golfista amador de “handicap” 3, sagrou-se vencedor da Taça Frank Gordon 2018, competição que se disputa anualmente em homenagem a um dos fundadores da instituição miramarense, já com um historial próximo das nove décadas e que existe desde o longínquo ano de 1932.
A competição disputou-se na modalidade de “medal-net” (por pancadas com bonificação) e, como sempre assim sucede, serviu de pancada inicial para apuramento dos novos campeões, para cuja fase final se qualificaram os detentores dos oito melhores resultados da classificação “gross”, enquanto o autor do melhor “score” bonificado, no caso concreto Diogo Mealha, fez jus à sua consagração quanto ao troféu denominado Frank Gordon.
Neste caso concreto e depois de uma primeira volta que concluiu com 68 pancadas, de parceria com Pedro Clare Neves, Guilherme Esteves, José Miguel Mendes Ribeiro e Francisco Marta, Mealha emergiu no segundo dia com a notável marca de 65, a qual, para além de se cotar como o melhor resultado do torneio, conferiu ao vencedor um “score” real de duas abaixo, das 70 pancadas convencionadas como par do percurso miramarense.
Em face disso, Diogo Mealha concluiu no primeiro lugar da tabela com o agregado de 133 pancadas (68+65), ou seja, menos duas que o “score” estabelecido por Guilherme Esteves (135) e menos sete que o terceiro classificado Eduardo Marta da Cruz (140), um dos oito jogadores envolvidos na fase de “match-play”, juntamente com o citado Mealha.
Enquanto isso, o primeiro título da época a ser conhecido resultou da competição feminina que consagrou a jovem Rita Costa Marques como nova campeã, afinal a sucessora de si própria, já que era a detentora do título em questão. Para além de também estar envolvida na fase final da categoria de juniores, Rita Marques não teve grandes dificuldades em repetir a proeza do ano anterior, após ter derrotado por concludente 8/7, numa final em 36 buracos, a consagrada Benedita Mendes Ribeiro, jogadora que há décadas atrás dominava claramente o sector feminino do golfe miramarense. Porém, este ano, o aspecto mais relevante foi a reduzida presença das senhoras na representação de um clube com largos pergaminhos na modalidade.
Para além da vertente categoria feminina já decidida, estão constituídas as grelhas competitivas da fase “match-play” com os seguintes intervenientes:
Categoria Homens: Diogo Mealha, Eduardo Marta da Cruz, Pedro Silva, Jorge Abreu, João Maria Pontes, Francisco Lencastre, Pedro Neves e Alberto Costa Marques.
Midi-amateurs: Jorge Abreu, Rui Veloso, Manuel Oliveira, Pedro Pessanha, Eduardo Marta da Cruz, João Nuno Mendes Ribeiro, Francisco Lencastre e Ricardo Cabral.
Seniores: Eduardo Marta da Cruz, Jorge Moutinho, Armando Castro, José Miguel Mendes Ribeiro, João Ranito, Benedita Mendes Ribeiro, Joaquim Gomes e João Nuno Mendes Ribeiro.
Juniores: Diogo Mealha, Tiago Cabral, Pedro Silva, Alberto Costa Marques, João Maria Pontes, Rita Costa Marques, Pedro Neves e Guilherme Esteves.