GOVERNO DOS AÇORES REAFIRMA APOSTA NA DOTAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARQUE ESCOLAR

Avelino Meneses, Secretário Regional da Educação e Cultura, reafirmou, no passado dia 15 de maio, na Ribeira Grande, que as escolas dos Açores vão ser dotadas com os meios informáticos necessários, até que estes equipamentos se transformem numa “ferramenta tão vulgar como o papel ou o lápis”.

O Secretário Regional salientou, aquando da assinatura de um adiantamento à Carta de Compromisso celebrada entre a Fundação Portugal Telecom e a SREC, no âmbito do projeto “Todos Juntos Podemos Ler – Açores”, que algumas das escolas do arquipélago “não estão ainda” munidas dos meios tecnológicos “indispensáveis ao exercício de uma lecionação de vanguarda”.

O projeto “Todos Juntos Podemos Ler – Açores” foi lançado no ano letivo 2015/2016 pela Rede Regional de Bibliotecas Escolares, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Fundação PT, com o objetivo de criar oportunidades de leitura para todos os alunos, através da criação de bibliotecas escolares inclusivas, e abrangeu cerca de duas centenas de jovens das ilhas de São Miguel e da Terceira.

Neste seguimento, o Governo dos Açores deu início, no ano letivo de 2017/2018, a um processo de “disponibilização” de meios informáticos às unidades orgânicas “mais carenciadas”, nomeadamente às escolas básicas e secundárias de Santa Maria, das Flores e do Corvo.

O titular da pasta da Educação considerou ainda que estão reunidas as condições para prosseguir com este projeto no ano letivo 2018/2019, contemplando as escolas básicas e secundárias da Graciosa, da Povoação e do Nordeste.

Com a renovação do compromisso, a Fundação PT vai colocar mais tecnologia à disposição das bibliotecas escolares, que, como frisou Avelino Meneses, “faculta a difusão de conhecimento”, particularmente entre aqueles que “mais necessitam”, em concreto junto dos alunos com necessidades especiais de educação.

“Não enjeitamos esforços na adequação do processo educativo aos requisitos daqueles que evidenciam maiores dificuldades, agindo na adaptação dos currículos, na organização das escolas e na reinvenção das estratégias pedagógicas”, afirmou o Secretário Regional.