O Governo dos Açores apresentou quarta-feira, dia 5 de dezembro, a proposta de constituição da Rede de Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social e a definição dos territórios a intervir prioritariamente, ação integrada no Plano de Ação de Combate à Pobreza 2018-2019, que operacionaliza para este biénio a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social 2018-2028.

O documento entregue à CAPS (Comissão de Acompanhamento das Políticas Sociais) prevê a criação destes polos nas freguesias de Água de Pau, Arrifes, Fenais da Ajuda, Rabo de Peixe e Terra-Chã.

O objetivo principal da constituição Rede de Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social é facilitar a identificação em cada território das causas do fenómeno da pobreza, construindo respostas integradas e adaptadas a cada realidade, nomeadamente no que diz respeito à promoção do sucesso escolar e à melhoria das condições de empregabilidade de jovens e adultos.

Para além dos diversos departamentos governamentais das áreas da Solidariedade Social, Educação, Saúde e Emprego, tiveram também assento neste órgão consultivo do Governo Regional representantes das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos municípios, das freguesias e da Universidade dos Açores, entre outros.

Entre as competências deste órgão criado em maio deste ano, estão a apresentação de medidas de combate à pobreza e a integração de grupos vulneráveis.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com