O piloto gaiense Guilherme de Oliveira sagrou-se campeão nacional da categoria x30 do Campeonato de Portugal de Karting KIA, que foi organizado pelo Clube Automóvel do Minho e decorreu no Kartódromo de Baltar, somando, assim, o terceiro título nacional de karting e o 12º título nas últimas quatro épocas.
Apesar de ser um dos mais jovens pilotos de todo o pelotão, Guilherme de Oliveira foi o grande destaque da categoria X30 do Campeonato de Portugal de Karting KIA, sagrando-se campeão nacional na sua época de estreia, depois de já ter conquistado o Open de Portugal de Karting e o Troféu Rotax. Com apenas 14 anos de idade, o promissor piloto de Vila Nova de Gaia chegou ao 12.º título nas últimas quatro épocas.
Em apenas quatro épocas e meia no Karting de competição, Guilherme de Oliveira construiu um dos mais impressionantes currículos desportivos da modalidade em Portugal e não só. O jovem piloto de Vila Nova de Gaia – com raízes em Vouzela – conquistou nos passados dias 14 e 15 de setembro, no Kartódromo de Baltar, o título de Campeão Nacional de Karting da categoria X30, com mais uma vitória na prova nortenha. Um feito que surge duas semanas depois de ter vencido também o Troféu Rotax Portugal na categoria Sénior Max, num ano que já tinha começado com a conquista do Open de Portugal de Karting X30, em fevereiro. Um registo histórico de três títulos na mesma época em dois contextos técnicos e desportivos diferentes (X30 e Rotax), mais uma evidência do talento natural de Guilherme de Oliveira, que além disso é aluno de mérito na sua escola e um exímio pianista.
“Ser campeão nacional é sempre uma emoção muito grande, porque ninguém chega ao topo sem muito trabalho, dedicação e esforço”, afirmou Guilherme de Oliveira com a maturidade que o caracteriza. “Esta época tem sido muito positiva e isso deve-se também aos meus patrocinadores, a quem agradeço todo o apoio, e às pessoas que me acompanham, principalmente a minha família e a equipa QZ Kart. Pessoas como o Quim Zé e, em especial, o José Santos foram fundamentais para estas vitórias e para a minha evolução ao longo destes anos. Quero muito um dia ser piloto profissional e é esse sonho que me motiva a trabalhar cada vez mais”, referiu o jovem piloto, que representou Portugal nas Finais Mundiais Rotax em Sarno (Itália), de 19 a 26 de outubro.
“Apesar destes títulos, a época ainda não acabou e não escondo que as Finais Mundiais Rotax são um dos meus grandes objetivos este ano. Já fui competitivo em edições anteriores e a experiência que acumulei no ano passado no Brasil pode ser-me muito útil este ano em Itália”, concluiu Guilherme de Oliveira, que em 2019 também conseguiu um excelente 4.º lugar no prestigiado Rotax Max Challenge International Trophy, em Le Mans (França).