Depois das obras de requalificação do edifício, a sede da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro foi inaugurada, no passado dia 25 de julho, com uma sessão solene, que terminou com uma visita às instalações intervencionadas. A cerimónia contou com a presença de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, Albino Almeida, presidente da Assembleia Municipal de Gaia, António Miguel Castro, presidente da Assembleia de Freguesia de Oliveira do Douro, vereadores, autarcas e representantes de entidades civis e militares.
A inauguração do edifício requalificado da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro aconteceu no passado dia 25 de julho e constituiu um momento marcante para a população e o poder local. Depois das intervenções, que contemplaram além da requalificação exterior, a pintura interior de todo o equipamento, assim como a colocação de novo mobiliário, a renovação das condições de acessibilidade, das redes comunicação e informática e do sistema de climatização, que contaram com um investimento da Câmara Municipal de Gaia de cerca de meio milhão de euros, a sede da edilidade oliveirense assinalou a abertura das suas portas a toda a comunidade com uma sessão solene.
Após Filinto Lima, presidente da Junta de Freguesia de Oliveira Douro, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, Albino Almeida, presidente da Assembleia Municipal de Gaia, e António Miguel Castro, presidente da Assembleia de Freguesia de Oliveira do Douro, descerrarem a placa evocativa, os vereadores, autarcas e representantes de entidades civis e militares, que se encontravam presentes, foram conduzidos ao Salão Nobre do edifício, onde participaram numa sessão solene, que iniciou com a bênção deste edifício que foi intervencionado pelo pároco Alípio Barbosa.
Seguidamente, Filinto Lima encetou as intervenções, afirmando que “hoje é um dia muito feliz para Oliveira do Douro”.
Ressaltando que esta obra visou, acima de tudo, melhorar as condições de trabalho dos funcionários e de atendimento aos utentes, o edil frisou que “a reabilitação deste espaço é muito importante para a freguesia, para os autarcas, que passam aqui algum tempo em benefício do nosso território. É muito importante também para a forma como nós atendemos os fregueses, os oliveirenses e não só. Portanto, é um espaço muito digno”.
Na ocasião, o autarca fez questão de recordar outras datas que foram “de muita felicidade para os oliveirenses”. “O ano passado inauguramos, mesmo aqui ao lado, o Centro Cívico José da Silva Candoso, assim como esta área envolvente, a Alameda de Santa Eulália e a Rua do Anel, que ficou uma área muito bonita. O Metrobus também na zona de Santiago, é muito importante para a nossa freguesia. O Jardim Municipal do Pavilhão da Lavandeira e as ruas adjacentes foram feitas graças à Câmara Municipal de Gaia, assim como a Rua do Areinho. Mais recentemente, já este ano civil, quero destacar o Parque de Lazer João Paulo II e o Centro Formativo Rui Jorge”, mencionou o presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, agradecendo ao município gaiense “por tudo aquilo que tem feito”.
Por fim, foi o presidente da Câmara Municipal de Gaia quem encerrou as intervenções, asseverando que “o pensamento que temos tido é de valorização das Juntas de Freguesia e dos seus espaços. Não seria, para mim, aceitável que tivéssemos a Câmara Municipal numa obra de requalificação integral, e depois tivéssemos freguesias que não têm sequer uma sede, como acontecia em alguns casos”.
Referindo-se à obra agora inaugurada, o autarca destacou que “permite abrir novas possibilidades à Junta de Freguesia em termos de ocupação, mas também à secretaria, que passou a ter melhores condições para os funcionários e para um atendimento mais personalizado”.
Neste seguimento, o edil gaiense frisou que “estamos aqui para valorizar um espaço que é importante e que ainda terá fases seguintes, nomeadamente uma zona que tem de ser aproveitada de uma forma muito inteligente, que é a zona do atual Centro de Dia, tem ainda o Auditório para terminar na sua componente técnica e fazer ainda alguma reabilitação. (…) Portanto, por etapas vamos tentando resolver os problemas, evoluindo, crescendo juntos e sabendo que não temos recursos para chegar a resolver tudo nas 15 freguesias, no concelho e nos projetos todos que nós temos e que, em muitos casos, o faseamento é mesmo a maneira mais inteligente e operacional de o fazer”.
Afiançando que “o que eu quero é que Oliveira do Douro e Vila Nova de Gaia continuem a seguir em frente, porque nós cá estaremos para ajudar, em comunidade”, Eduardo Vítor Rodrigues garantiu que “o município continuará a ajudar as Juntas de Freguesia e as instituições de Gaia, para que cresçamos todos”.
A cerimónia inaugurativa terminou com uma visita às instalações da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, agora requalificadas.