INICIATIVA DA MULTIOPTICAS AJUDA CASA DO POVO DA RIBEIRA GRANDE

Decorreu, no passado dia 23 de março, uma ação de solidariedade na Casa do Povo da Ribeira Grande, organizada pela MultiOpticas em parceria com a Câmara Municipal. Esta iniciativa contemplou a entrega de computadores para os mais novos do ATL e de telemóveis para a instituição, bem como a realização de rastreios visuais gratuitos e muitas surpresas para os mais novos, como uma caça aos ovos de Páscoa.

Presente na cerimónia esteve Rui Borges, CEO da GrandVision que admitiu ser “um motivo de orgulho” poder associar-se a este tipo de iniciativas. “A GrandVision, a nível internacional, e em Portugal em particular, desenvolve várias ações de responsabilidade social na sua grande maioria viradas para as crianças. Temos feito já várias ações na Região Autónoma dos Açores, esta é a terceira que fazemos nos Açores, e tudo aquilo que pudermos fazer, por pouco que seja, de investimento que melhore e dê alguma felicidade às nossas crianças, que são o futuro do nosso país, acho que é sempre muito bem vindo porque é um investimento de retorno confirmado”, afirmou o CEO.

Rui Borges referiu ainda que a empresa não fazia este tipo de iniciativas pelo fator da materialidade mas “porque enche o coração de toda a equipa, staff e colaboradores”, que são já quase mil em todo o país, e que espera poder repetir, tanto nos Açores como em todo o país. “Queremos estar sempre junto das comunidades, que é onde desenvolvemos o nosso negócio. É esse o nosso espírito e os nossos valores porque ações deste género são aquilo que podemos deixar ao longo do nosso trajeto empresarial, deixar estes pequenos marcos que são pequenas sementes que ficam para o futuro”, acrescentou.

Por sua vez, Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia da Ribeira Grande, fez uma pequena brincadeira questionando os mais novos se sabiam o que era a MultiOpticas, mostrando que todos conheciam a marca. “Isto quer dizer que a marca está mais que reconhecida nas crianças, o que é sinónimo de que realmente a publicidade aqui está garantida”.

Mais a sério, o autarca lembrou que “não é todos os dias que uma empresa privada oferece este tipo de equipamento a uma instituição pública”. “Por isso, o nosso reconhecimento enquanto Câmara Municipal pela coragem. Votos de muito sucesso e esperamos que este seja o primeiro de muitos contributos em parceria com o município, há vários projetos entre mãos que depois com certeza iremos levar avante. Esta foi uma instituição muito bem escolhida”, reforçou.

A Casa do Povo da Ribeira Grande é uma IPSS sem fins lucrativos que apoia cerca de 60 crianças, tendo como objetivo o desenvolvimento integral das crianças até aos 12 anos de idade, sendo um apoio complementar na saúde e educação e facultando espaços lúdicos, centros de formação e atividades várias. Recentemente criou também o Grupo Folclórico Infantil que fez uma participação nesta iniciativa.

 

 

RUI BORGES, CEO DA GRANDVISION PORTUGAL

“Temos a obrigação de nos inserirmos na comunidade”

 

Acabamos de assistir a mais uma ação promocional e de solidariedade também da GrandVision Portugal, como se sente depois deste momento?
A nível pessoal é sempre muito gratificante poder representar a nossa organização, a nossa empresa, e todos os nossos colaboradores, é algo que é pessoal mas é sobretudo as pessoas todas que fazem parte da nossa empresa e que fazem acontecer aquilo que é a MultiOpticas em Portugal e poder também dar algum do nosso contributo, sobretudo no que diz respeito a ajudar as crianças e os mais desfavorecidos e poder dar um bocadinho de felicidade. Porque nós ao sermos uma empresa que está presente de norte a sul em Portugal, incluído as regiões autónomas, acho que também temos uma obrigação de nos inserirmos na comunidade e é isso que procuramos fazer em todos os locais onde estamos presentes.

 

Hoje Ribeira Grande, já no passado e futuro em Vila Nova de Gaia, onde têm uma grande instalação. Que mensagem deixaria para Vila Nova de Gaia?
A mensagem que deixaria é muito especial até para o presidente, o Dr. Eduardo Vítor Rodrigues, sempre fomos muito bem recebidos e quando somos bem recebidos num local sentimo-nos bem. Portanto, estamos a desenvolver muito bem a nossa atividade industrial, exportamos para 7 ou 8 países neste momento, obviamente também para o mercado português, criamos muitos postos de trabalho, ainda queremos criar mais. Devo dizer que a nossa empresa a nível centra está muito satisfeita com a operação, não tenho dúvidas em dizer que a nossa principal operação industrial em toda a Europa é de Vila Nova de Gaia. Além do mais, também tenho algumas lojas em Gaia da marca MultiOpticas, portanto, para Gaia só posso mandar um grande abraço e dizer que temos muito gosto em estar presentes nesse concelho.

 

Então, Gaia é uma aposta ganha? Não está arrependido do investimento?
Não, de forma alguma. Temos um novo CEO a nível global e assim que tomou posse quis ir visitar alguns locais e esteve comigo em fevereiro a visitar a fábrica. É curioso porque embora seja uma pessoa de nacionalidade alemã viveu no Porto, no inicio dos anos 2000, e portanto além de ter um carinho muito especial por aquela zona do país, gostou imenso também da nossa instalação industrial que temos em Gaia.

 

Uma empresa como a MultiOpticas tem sempre cartas na manga. Que novidades pode avançar para 2018 e para o futuro?
As nossas novidades são que melhoramos um bocadinho as nossas lojas. Temos agora o que chamamos de um novo layout de loja que estamos a fazer o chamado rollout de espalhar por todas as nossas lojas e estamos a faze-lo. No que diz respeito às lojas próprias iremos completar esse processo em 2018, são alguns milhões largos de euros de investimento na reforma das lojas para as tornar mais atrativas, mais viradas para o cliente deste mundo digital em que nos encontramos, ou seja, criar também muita simbiose entre a loja física e o online. É muito isso que estamos a fazer em todas as nossas lojas e também em alguns franqueados. E ao nível da gama dos produtos cada vez mais criando e selecionando os melhores produtos para oferecer aos nossos clientes. Portanto, estamos numa evolução permanente. Ao nível da qualidade dos nossos produtos, aquilo que entregamos aos nossos clientes, somos a fábrica mais moderna da Europa, há alguns concorrentes que alegam ter mas fábrica mesmo verdadeira em Portugal é a fábrica da GrandVision com uma capacidade de produção de 3,5 milhões de óculos por ano, dava para vender 4 ou 5 vezes à população portuguesa pela normal renovação de óculos. No fundo, é sistematizar e consolidar muito o que temos vindo a fazer que iremos apostar em 2018 e 2019.

 

O facto de, há pouco, por convite do presidente da Câmara da Ribeira Grande, as crianças terem demonstrado que conhecem a MultiOticas, fê-lo encher de alegria?
Claramente, a mim e a toda a equipa da empresa presente. Uma empresa como a nossa não é só uma pessoa, são muitas pessoas que fazem acontecer estas coisas. Somos a marca com maior notoriedade no setor da ótica em Portugal, temos 97% de notoriedade, ou seja, 97 em cada 100 portugueses conhecem a nossa marca e isso também nos dá uma responsabilidade muito grande de nos inserirmos na comunidade e também de prestarmos os melhores serviços aos nossos clientes. Se é por um lado um desafio, é também uma responsabilidade e um orgulho.