A Campanha SOS Cagarro 2017 já arrancou em todas das ilhas dos Açores, e decorrerá até 15 de novembro. Esta é uma iniciativa que se realiza desde 1995 que visa a conservação destas aves marinhas emblemáticas, bem como a promoção da participação pública em eventos de sensibilidade e educação ambiental.
Entre outubro e novembro, os cagarros juvenis começam a abandonar os ninhos e, ao serem atraídos pelas luzes artificiais fortes, ficam desorientados, podendo cair em locais de atropelamento. Nesse sentido, nesta altura do ano, dezenas de brigadas percorrem as estradas açorianas resgatando cagarros caídos que são posteriormente libertados junto ao mar.
Este ano, os agentes turísticos da região estão também a ser sensibilizados não só para participar na iniciativa mas também para a divulgarem, permitindo que os turistas possam participar e contribuir para a proteção desta ave marinha.
Segundo a BirdLife Internacional, os Açores recolhem, anualmente, cerca de 200 mil casais de cagarros (Calonectris borealis).