Foram anunciados os 10 projetos vencedores da 4ª edição do “Tradições” da EDP, um dos mais importantes programas de apoio à cultura popular portuguesa. Os projetos selecionados, num total de 68 candidaturas, vão agora receber apoio financeiro para poderem desenvolver iniciativas que contribuam para preservar e promover tradições ancestrais, muitas delas em risco de desaparecimento.
Entre os selecionados, de várias regiões do país, encontram-se projetos tão diversos como a Escolinha de Seda, em Freixo de Espada à Cinta (o único local da Península Ibérica onde a seda ainda é trabalhada à mão), o Papachurra (que promove a produção de cobertores feito com lã de uma raça de ovelhas em risco de extinção, na Serra da Estrela) ou os Roteiros de Saberes e Sabores, que pretendem identificar e promover património e costumes em vias de extinção na região de Lares, no centro do país.
Os apoios nesta edição, num total de 213 mil euros, envolvem iniciativas e tradições típicas de diferentes regiões portuguesas, escolhidas não apenas pela sua relevância histórica e social para as comunidades, mas também pelo impacto que podem ter na criação de emprego, na dinamização da economia local e na própria sustentabilidade das regiões.
O programa abrange 81 municípios, que se incluem nas seis zonas do país onde a EDP Produção possui centros de produção elétrica (barragens e centrais termoelétricas). Nas últimas três edições, promovidas de dois em dois anos, o ‘Tradições’ já apoiou com cerca de 530 mil euros 36 projetos de defesa da cultura tradicional portuguesa, sendo que três desses projetos acabaram por merecer destaque na lista de nomeações para as ‘7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa’.