blank

KÉOPS VENCEU O CONCURSO DE MONTRAS DE NATAL DA ACIGAIA

O Concurso de Montras de Natal 2022, organizado pela ACIGAIA, contou com 20 participações. Paula Carvalhal, vereadora da Câmara Municipal de Gaia, um membro da associação e um membro do Jornal AUDIÊNCIA, formaram o júri, que acabou por atribuir a vitória à loja Kéops. Em segundo lugar ficou o Restaurante A Casa do Pescador e o terceiro posto foi conquistado pela Ótica Oliveirense. A entrega de prémios e revelação dos resultados aconteceu no dia 6 de janeiro, nas instalações da instituição.

 

 

 

Anualmente, a ACIGAIA – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Vila Nova de Gaia, organiza um Concurso de Montras de Natal. Este já acontece há mais de 20 anos e é uma iniciativa da qual a associação não abdica e cujo objetivo é “sensibilizar os comerciantes para o facto de terem as suas montras bem-apresentadas, para cativarem a clientela”, como referiu Francisco Oliveira, presidente da ACIGAIA, que acrescentou que “a montra é a primeira coisa para a qual um cliente olha, se lhe agradar, entra na loja, se não lhe agradar, não entra”.

O concurso é aberto a qualquer comerciante, não precisando de ser sócio da ACIGAIA para participar, e totalmente gratuito, tendo os proprietários dos estabelecimentos apenas de preencher um formulário de participação. Os requisitos são que as montras sejam alusivas ao Natal e deve estar afixado, de forma visível, o cartaz alusivo ao concurso. A comissão de avaliação, este ano, foi composta por Paula Carvalhal, vereadora da Câmara Municipal de Gaia, um membro da ACIGAIA e um membro do Jornal AUDIÊNCIA, e os critérios de decisão foram baseados na criatividade e sentido artístico, revelado na harmonização dos diversos elementos decorativos e produtos comercializados.

De entre 20 montras a concurso, a Ótica Oliveirense conquistou o terceiro lugar do pódio, cujo prémio foi um smartphone Xiaomi Note 10, e a prata foi entregue ao Restaurante A Casa do Pescador, que levou para a Afurada um tablet Xiaomi Pad 5. Em primeiro lugar ficou a Kéops, situada na Rua Marquês Sá da Bandeira, 374, em Mafamude, e Cecília Carreira, proprietária do espaço, levou para casa um portátil Huawei Matebook D15 R5. Os resultados foram conhecidos no dia 6 de janeiro, na simbólica cerimónia de entrega de prémios, que aconteceu nas instalações da ACIGAIA.

Paula Carvalhal agradeceu a participação de todos e a criatividade a que se assistiu, nos mais diversos tipos de negócio. “É um cliché, mas todos ganharam, só que, lamentavelmente, temos sempre de fazer uma seleção, é assim nos concursos”, terminou a vereadora. Por sua vez, Francisco Oliveira deixou um apelo aos comerciantes: “podíamos fazer um concurso só para associados, mas não o fazemos, isso seria discriminação, agora, agradecemos aos que não são associados, que se façam”.

Cecília Carreira, proprietária da Kéops, disse, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, que o cuidado com as montras não acontece, apenas, no Natal. “Tenho extremo cuidado com as montras, acho que atrai imenso as pessoas e eu gosto que elas parem e fiquem coladas a olhar, aliás, eu tento fazer por isso sempre, o ano todo”, explicou, admitindo que, no caso do concurso de Natal “eu não faço a montra para concorrer, faço-a sempre, então é só preencher o formulário e participar. Se ganhar, ótimo, se não ganhar, também não perco nada”.

De notar que Francisco Oliveira, garantiu que, em 2023, o concurso de montras de Natal vai voltar a repetir-se, mas, antes desse, a ACIGAIA levará a cabo ainda o Concurso de Montras de São João e também regressará o Concurso de Montras “Gaia e o vinho do Porto”.