“A mãe está careca” é um conto infantil que visa desmistificar a experiência da perda de cabelo devido aos tratamentos de quimioterapia e o seu efeito no seio familiar. O livro, publicado pela associação de doentes Testemunhar é Ajudar – Núcleo de Apoio ao Centro de Mama do São João, procura oferecer às crianças, cujas mães ou outras familiares enfrentam uma doença oncológica, uma compreensão positiva e empática da situação, abordando o tema da perda de cabelo de forma sensível e educativa.
Este conto pretende servir de suporte emocional e educativo para crianças cujas mães estão a enfrentar tratamentos de quimioterapia, desmistificando a perda de cabelo e promovendo a aceitação e a compreensão da doença sobre a qual ainda há um conhecimento muito diminuto por parte dos mais novos.
“A mãe está careca” foi escrito, ilustrado e paginado de forma solidária e foi criada uma angariação de fundos para a impressão do mesmo.
A Testemunhar é Ajudar – Núcleo de Apoio ao Centro de Mama do São João é uma associação sem fins lucrativos, fundada por três doentes acompanhadas neste Centro de Mama, que visa prestar apoio, nas mais variadas formas, ao doente oncológico, aos familiares e amigos, desde o momento em que o diagnóstico é conhecido. Tem também como propósito reunir fundos monetários para apoiar as doentes acompanhadas pelo Centro de Mama do Hospital de São João, contribuindo para pesquisas e tratamentos avançados do Cancro de Mama.
O trabalho desta associação baseia-se no contacto pessoal entre o doente e o voluntário (que vivenciou uma situação semelhante), mas também através do fornecimento de bens materiais. “O nosso objetivo é acompanhar a luta contra o cancro desde o momento do diagnóstico, através da partilha de experiências entre doentes e voluntários, bem como pela disponibilização de diversos meios, como perucas, soutiens e materiais para recuperação pós cirurgia mamária.”, explica Maria Helena Teixeira, presidente da Associação.
Além do esclarecimento de dúvidas e acompanhamento por parte de voluntários e profissionais de saúde, este núcleo disponibiliza diversos materiais de apoio aos doentes com Cancro da Mama. Desde novembro de 2020, na consulta pré-cirúrgica do Centro de Mama, oferecem um kit informativo e utilitário que já chegaram a mais de 2400 utentes que passaram pela consulta pré-cirúrgica.
No kit, estão incluídas diversas informações e contactos de apoio, mas também descontos exclusivos em perucas oncológicas, produtos para tratamento dermatológico, uma almofada-coração feita pelos voluntários, entre outras ofertas de apoio pós-cirurgia mamária. “As necessidades de cada pessoa são extremamente variadas e procuramos adequar a nossa ajuda às condições familiares, financeiras e sociais de cada um. Com o contributo de parceiros e donativos, disponibilizamos soutiens pós-operatórios, perucas, turbantes, meias e mangas de compressão, cremes reparadores, entre outros meios necessários para a recuperação de cada doente.”, acrescenta Maria Helena Teixeira.
Desde a sua fundação, em 2020, a “Testemunhar é Ajudar” já organizou diversas formações e workshops orientados por profissionais de diversas áreas de interesse para os doentes oncológicos, desde cuidados de enfermagem, divulgação de apoios e direitos dos doentes, prevenção do cancro da mama, workshops de maquilhagem e turbantes, entre outros.