Desde 1906 que se escreve a história da Corporação de Bombeiros Voluntários de Coimbrões. À beira de completar 113 anos de existência, o transmontano Luís Pedro Rocha Araújo assume o comando.
A cerimónia de tomada de posse decorreu no passado dia 22 de fevereiro, no salão nobre desta corporação, e contou com a presença, entre outras individualidades, do Presidente da Autarquia de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.
Foi no dia 22 de fevereiro que o transmontano Luís Pedro Rocha Araújo foi instituído como Comandante dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões, escrevendo, assim, uma nova página da história desta corporação secular fundada em 1906. Num discurso por vezes emotivo, o novo comandante prometeu total operacionalidade e disponibilidade do corpo de bombeiros, apostando na formação e instrução do efetivo e na abertura da corporação à sociedade.
Luís Araújo relembrou o importante papel que os bombeiros desempenham junto da comunidade, deixando a garantia de resposta a todas as solicitações dos cidadãos, quer no apoio social quer na resposta às situações de emergência.
Luís Araújo assume o comando após uma situação financeira crítica, mas garante que não é nada de diferente em relação às dificuldades que outras corporações também vivem, apelando às pessoas para a necessidade de ajudarem os Bombeiros – como por exemplo tornando-se sócios – e assim colaborarem para o autofinanciamento da corporação.
Eduardo Vítor Rodrigues garante apoio
Entre os presentes, o autarca de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, garantiu à Rádio Regional que a autarquia sempre manteve uma relação de grande cooperação ao longo dos últimos 5 anos. Quando questionado pela Rádio Regional, se este seria um novo episódio nas relações com a autarquia, o presidente esclareceu que a autarquia está disponível para apoiar com “peso e medida”.
Eduardo Vítor Rodrigues deixou claro que, numa lógica de proteção civil, é fundamental contar com os Bombeiros assim como com todas as instituições da sociedade civil, associações humanitárias e IPSS, apelando à necessidade de unir esforços numa convergência de interesses em prol do concelho.
O momento mais emotivo da noite foi a “passagem do testemunho” ao novo comandante Luís Araújo.
O melhor agradecimento é um sorriso
A Rádio Regional foi ouvir quem, diariamente, veste uma farda em nome de uma missão, a que muitos também chamam de paixão. Falamos com Sara Bessa e Hugo Bonaparte, ambos Bombeiros de Primeira, ela tímida e envergonhada confessou em “off” a paixão de ser bombeira, a seguir Hugo Bonaparte deixa claro o quanto se orgulha de ser bombeiro.
Hugo é um jovem que numa noite de sexta-feira trocou os amigos e a diversão por uma noite de missão e dedicação a troco de muito pouco. É este o espírito de ser bombeiro, ter algo para dar à sociedade.