Luís Garcia, deputado do Partido Social Democrata (PSD), que encabeçou a lista da coligação PSD/CDS-PP/PPM pelo círculo do Faial, foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), na XIII Sessão Constitutiva, que decorreu na Horta.
Na sessão foram também eleitos Joaquim Machado, deputado do PSD pela ilha de São Miguel, e João Vasco Costa, deputado do PS pela ilha de Santa Maria, para ocupar os cargos de vice-presidente da mesa. Já Nídia Inácio, deputada do PSD pela ilha Terceira, e Lubélio Mendonça, deputado do PS pela ilha do Corvo, foram eleitos Secretários de Mesa.
A XIII Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores é composta por oito forças partidárias políticas, três das quais em coligação, nomeadamente PSD com 23 deputados, CDS-PP com 2 deputados e PPM com um deputado. Seguem-se o PS com 23 deputados, o Chega com 5 deputados, a IL com um deputado, o BE com outro e o PAN com um também.
No seu discurso de tomada de posse, Luís Garcia agradeceu “a confiança de todos para presidir a Mesa da Assembleia encarando-a com enorme responsabilidade” firmando o seu compromisso “de tudo fazer para respeitar e dignificar o primeiro órgão da Autonomia açoriana”.