MARCO MOURÃO ASSEGUROU “O APOIO INTRANSIGENTE À ATIVIDADE DA NOSSA ESCOLA”

A Escola Básica e Secundária do Nordeste celebrou, recentemente, o seu 52º aniversário, com a realização de uma cerimónia no Centro Municipal de Atividades Culturais. A sessão contou com a presença de Marco Mourão, vice-presidente da autarquia nordestense, Sofia Ribeiro, secretária regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Flávio Soares, deputado da Assembleia Legislativa Regional, entre representantes de entidades civis e militares.

Aquando da sua intervenção, Marco Mourão, vice-presidente da Câmara Municipal do Nordeste, assegurou que “a comemoração destes 52 anos representa a vontade, persistência e a determinação de todo um concelho, que soube e sabe perceber a relevância que o ensino de proximidade assume no crescimento e melhoria das condições de vida de todos os nordestenses”.

Enaltecendo o trabalho realizado por “tantos homens e mulheres que, ao longo destes anos, lutaram e continuarão, certamente, a lutar, para que a escolaridade obrigatória e a oferta formativa diversificada sejam uma realidade”, o edil frisou que “nada está concluído e que os desafios e as dificuldades continuam a estar bem presentes”.

Por conseguinte, o autarca sublinhou, ainda, a atual instabilidade docente, ressaltando que é “urgente requalificar e dignificar a carreira docente, tornando-a mais atrativa e apetecível às novas gerações”. Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal do Nordeste dirigindo-se a Sofia Ribeiro, secretária regional da Educação e dos Assuntos Culturais, pedindo que “procedesse a profundas melhorias na escola, uma vez que foi alvo de obras de beneficiação há cerca de 20 anos, estando a necessitar de intervenção ao nível de infiltrações de água e de rede elétrica”.

Marco Mourão encerrou o seu discurso afiançando que “manter-se-á o apoio intransigentemente à atividade da nossa escola, caminhando lado a lado em novos objetivos, através de projetos de ciências, projetos literários ou de cidadania apoiados pelo município, contribuindo para o apetrechamento das escolas do primeiro ciclo e não esquecendo os nossos alunos no seu percurso de qualificação académica, atribuindo dez bolsas de estudo a alunos universitários e um prémio de mérito, no valor de 500 euros, a todos os alunos do concelho, aquando do seu ingresso no ensino superior”.

A cerimónia terminou com a tradicional entrega, por parte da Câmara Municipal do Nordeste, de uma lembrança aos alunos do quadro de mérito e de excelência deste estabelecimento de ensino, como forma de reconhecimento do trabalho e do esforço despendidos na obtenção de bons resultados escolares.