MEMÓRIAS GAIENSES IMORTALIZADAS EM LIVROS

Decorreu no passado dia 5 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de lançamento do I Volume do Património Cultural de Gaia, intitulado “Património Humano, Personalidades Gaienses”.

Esta obra agora apresentada, cuja coordenação esteve a cargo do historiador Gonçalves Guimarães, faz parte do roteiro do Património Cultural de Vila Nova de Gaia, que contará com 10 volumes que tencionam marcar a identidade histórica de Gaia, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Confraria Queirosiana e inúmeros investigadores de renome.

“Este projeto é uma experiência. Um experimentar olhar para Gaia do ponto de vista do que, em termos culturais e de património, mais a marcou e mais a marca ainda”, explicou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da autarquia, acrescentando que o repto lançado aos profissionais foi para que “resgatassem para o futuro um passado que a todos diz respeito”.

Estes 10 volumes são, assim, uma “viagem no tempo”, permitindo ao leitor conhecer melhor a Gaia do passado, projetada no presente. “Penso que uma instituição como a Câmara Municipal tem um papel fundamental nesta memória como consciência do tempo. Trata-se de uma valorização da nossa identidade coletiva, porque corresponde a uma seleção, um registo, um estudo que é agora partilhado com todos”, acrescentou Eduardo Vítor Rodrigues.

Os volumes foram concretizados por uma equipa de patrimoniólogos, historiadores, arqueólogos, geógrafos, sociólogos, biólogos e outros profissionais, sendo que para Gonçalves Guimarães, o autor do I Volume, “este projeto é, ao mesmo tempo, um ponto de chegada de conhecimentos adquiridos e um ponto de partida para novas investigações”.

Além do livro já lançado, serão também publicados os seguintes volumes: “Património Natural: da Geomorfologia à Geografia física e humana”, “Património Arqueológico: da Pré-história à Arqueologia Industrial”, “Património Etnográfico e Imaterial: atividades tradicionais e as suas manifestações”, “Património Institucional: instituições, empresas e associações históricas”, “Património Edificado: das construções vernaculares aos monumentos classificados”, “Património Artístico: arquitetura, escultura, pintura, cerâmica, literatura, artes cénicas e música”, “Património Gaiense no Mundo. Património do Mundo em Gaia”, “Gaia século XX: território, pessoas, atividades” e ainda “Fontes, bibliografia, índices e outros aspetos complementares”.