Após os jogos efectuados até ao dia 1 de Maio, vejamos como ficaram as competições nas quatro modalidades de pavilhão que acompanho aqui no Audiência.
No andebol o campeonato nacional pode estar a um jogo de ser conhecido o novo Campeão. O campeão em título Sporting recebe dia 5 de Maio a visita do Benfica e, se ganhar, festeja de imediato o seu Bi-Campeonato. O ABC recebeu e foi derrotado pelo Sporting por 30 – 32 enquanto o FCP recebeu e perdeu com o Avanca por um resultado nada esperado 31 – 35 com 9-21 ao intervalo! Não começou bem o novo treinador do FCP e anterior treinador deste Avanca, Carlos Martingo que será o adjunto do novo treinador do FCP para a próxima época.
No basquetebol o FCPorto recebeu e venceu o CAB Madeira no Dragão Caixa e garantiu o terceiro lugar e, com isso, garante o fator casa apenas na primeira eliminatória da fase seguinte. Após os 31 jogos, o Benfica depois de ter sido derrotado pela Oliveirense passou a ser o segundo classificado com 56 pontos, 25 vitórias e 6 derrotas enquanto a Oliveirense lidera com 57 pontos, com 26 vitórias e 5 derrotas. Em terceiro segue o FCPorto com 54 pontos nos 31 jogos e com 23 vitórias e 8 derrotas. No quarto lugar está o CAB Madeira com 47 pontos. Depois o Vitória com 46 e finalmente o Illiabum com 43 pontos. Dia 5 de Maio o Benfica recebe o CAB Madeira, o Porto recebe o Vitória e a Oliveirense visita o Illiabum
No hóquei em patins e depois de ter sido conhecido o palco da final da Liga Europeia marcada para 12 e 13 de Maio no Dragão Caixa, no Porto, foram acertadas as contas no campeonato nacional. O Sporting foi a Valongo e ganhou 3-5. Depois recebeu e venceu o HC Braga por 5-3, passando a liderar isolado com 58 pontos, mais um que o FCP que recebeu e goleou o Valongo por 9-2 e o SLB, ambos com 57 pontos. A cinco jornadas do final, apenas estas três equipas estão em condições de se sagrarem campeão nacional. A próxima jornada será disputada no dia 5 com um Benfica vs Oliveirense, o Porto a visitar o Paços de Arcos e o Sporting a visitar o Hóquei de Barcelos, clube que este final de semana falhou a conquista da terceira Taça CERS consecutiva ao não ganhar a final que se decidiu nos penaltis.
No voleibol está encontrado o Campeão da Elite. Na verdade, o Sporting recebeu e venceu no ultimo jogo do play-off o Benfica num jogo enorme e onde só na negra e, ponto após ponto, se conheceu o vencedor. Foi o SCP como poderia ter sido o SLB. Jogo decidido por detalhes e que merecidamente o Sporting Clube de Portugal venceu vinte e quatro anos depois do ultimo titulo. Curiosamente, depois de terem inaugurado a casa das modalidades, foi o Voleibol a primeira modalidade através da sua equipa formada este inicio de época a conquistar o titulo de Campeão Nacional no Pavilhão João Rocha.
A equipa comandada pelo Prof Hugo Silva teve a alma e a raça de um conjunto de campeões com destaque para o capitão Miguel Maia que 23 anos depois regressa a Alvalade para conquistar o seu décimo sexto campeonato, com a bonita idade de 47 anos. Também outro atleta de eleição do Voleibol nacional terá de ter uma palavra de reconhecimento: Hugo Ribeiro, o libero dos líberos e que mais uma vez se sagra campeão nacional (e por outro emblema diferente) foi um verdadeiro leão nesta caminhada.
Decidido que esta o Campeão da Elite, também se esta a disputar a outra final desta prova: o Campeonato Nacional que se irá decidir entre o SCEspinho e a Fonte Bastardo. No primeiro jogo os açorianos levaram vantagem por 3-1 na Praia da Vitória.
Agora, no fim-de-semana de 5 e 6 de Maio, em Espinho, será encontrado o vencedor desta competição disputada em três jogos com o vencedor a ser encontrado quando uma equipa ganhar dois jogos.
Vamos aguardar pelas próximas jornadas destas quatro modalidades de que vos darei conta na próxima edição deste nosso jornal.